POR ENVOLVIMENTO NA COMPRA PELA PETROBAS DE REFINARIA FAJUTA
O senador Mário Couto (PSDB-PA) vai protocolar, na tarde desta terça-feira, na Secretaria geral da Câmara, pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O senador quer que seja apurada a participação da presidente na compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobras quando a presidente liderava o conselho de administração da estatal.
No pedido, Mário Couto afirma que a abertura de processo se justifica para apurar “prática dos atos considerados como crimes de responsabilidades, por atentatórios à probidade administrativa e à guarda ilegal e emprego dos dinheiros públicos (sic)”. O senador defende que a presidente teria fugido à sua responsabilidade do caso da compra da refinaria, no Texas.
Com o pedido protocolado, cabe ao presidente da Câmara fazer uma avaliação. Se entender que não há elementos para abrir, ele arquiva o processo, como já fez com vários outros pedidos que já chegaram à Casa. Caso o presidente da Câmara entenda que há elementos, ele cria uma comissão especial do impeachment para levar o caso ao plenário. Para que a Câmara autorize a abertura, são necessários 342 votos sim. Quem processa presidente da República é o Senado.
02 de abril de 2014
in aluizio amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário