Obras Avançam – Entenda como está sendo feito o trabalho no Caminhos da Neve
Por saojoaquimonline em 26 de março de 2014
(Obs. Clique sobre os espaços destinados as imagens, para visualiza-las)
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A mais gélida e uma das mais espetaculares das rodovias do Brasil!
O Batalhão do Exército do 10° Batalhão de Engenharia (o mesmo que serviu no Haiti), agora sob o comando do Coronel Souto Maior e do Capitão Ferreira, avança progressivamente no trabalho de pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve.
Os exército está trabalhando até mesmo no Domingo para dar maior agilidade a obra que já alcança o km 6 já próximo à entrada do Boava.
Entenda como funciona a Obra:
Uma pedreira localizada há cerca de 15 km do ponto de início das obras fornece matéria prima para o britador. A pedra é a principal composição para a estrutura asfáltica.
Vassouras (planta) demarcam os furos onde serão introduzidas as dinamites que facilitarão o trabalho de exploração da pedreira.
Máquina utiliza uma espécie de martelo hidráulico para transformar as pedras em pedaços menores a ponto de caber no britador.
Os pedaços menores são então carregados em uma caçamba e levados até o britador há menos de 500m da pedreira.
O britador se encarrega de britar as pedras em 05 categorias: lascão, brita 1, brita 2, pedrisco e pó de brita.
O Poderoso britador do Caminhos da Neve é capaz de produzir cerca de 100 metros cúbicos de brita por dia
Enquanto o britador faz sua parte na operação, ao lado um outro gigante entra em cena: A Usina de Asfalto.
A Usina mistura pedrisco, pó de brita, piche e material asfáltico. Tudo é aquecido há cerca de 160° C utilizando óleo de xisto.
Centenas de filtro são utilizados para que a fumaça expelida da Usina de Asfalto não prejudiquem o meio ambiente.
A estrada Caminhos da Neve recebe a terraplanagem. Local é alargado, material sedimentar é selecionado e compactado. Drenos também são feitos nesta fase.
Galerias são instaladas ao longo do trecho para o escoamento d’água.
Após a terraplanagem a estrada recebe cerca de 18 cm de sub-base feita à base de lascão, pedrisco e pó-de-brita. Material é novamente compactado.
Estrada então recebe a base com uma espécie de material colante e depois disto o acostamento é alocado em cima da base.
O asfalto é então levado da usina por caçambas que colocados em máquinas que fazem a parte final do asfalto, deixando-o perfeitamente plano e com uma complexa qualidade. Um lado da pista é liberado para que o trânsito não seja atrapalhado.
Calçadas com acessibilidade à cadeirantes já estão prontas no Caminhos da Neve
Canaletas para o escoamento de água já estão em fase final no trecho do Caminhos da Neve.
Em 2014 as obras serão gerenciadas pelo Coronel Souto Maior e pelo Capitão Ferreira.
Obras continuarão avançando
De acordo com as informações prestadas pelo 10° BEC o DECAM 01 (Destacamento Caminhos da Neve) já está em fase de conclusão, as obras continuam avançando.
A primeira etapa iniciada em 06 de Agosto de 2013 tem seu término previsto para o dia 07 de Junho. e o DECAM 02, a segunda parte da obra, já está sendo providenciado junto ao Governo do Estado.
DECAM-01 – Início de asfaltamento do Caminhos da Neve, do KM 0 até o Km 8,230 (passando da entrada do Boava). E terraplanagem até o capitel da Menina Custódia no KM 11,600.
DECAM-02 – Início de asfaltamento do KM-8,230 até as proximidades do KM 14,300 em frente ao britador e terraplanagem aproximadamente até o km 18 (Já próximo à entrada de São Francisco Xavier).
O trabalho de pintura das faixas e sinalização será executado dentro dos próximos meses. Cerca de 150 homens trabalham diariamente no Batalhão do 10° BEC.
Para o Coronel Souto Maior, que acabou de assumir o Comando do 10° BEC no Lugar do Coronel Camilo, as obras do Caminhos da Neve avançam com grande comprometimento e agilidade por parte do exército porém alguns problemas estão sendo enfrentados por ele e sua equipe diante das intempéries climáticas do Caminho da Neve.
O asfalto só pode ser produzido e alocado em uma temperatura acima de 10° C, menos que isto pode provocar um choque térmico que comprometeria a qualidade e resistência do asfalto. Especificou o Coronel Souto Maior.
Outro problema apresentado é a falta de comprometimento dos usuários mediante a postura no trecho em obras. Caminhoneiros e veículos estão circulando em alta velocidade, placa de sinalização e cones estão sendo derrubados e, inclusive, roubados por usuários da pista. A falta de respeito também é comum.
Falta de respeito: Motoqueiro é flagrado circulando acima da velocidade e danificando a base que estava apta para receber o asfalto próximo à entrada do boava.
Esta é uma obra de grande serventia e vital para o povo joaquinense, para o escoamento da safra da maçã, para desenvolvimento turístico e nova geração de renda para o município. A Caminhos a Neve avança cada vez mais graças ao trabalho sério, competente, dedicado e de grande empenho do Exército do 10° Batalhão de Engenharia de Construção.
02 DE ABRIL DE 2013
Recebido por email
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