"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O SUPIMPA SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


O Supremo Tribunal Federal é a casa daquela senhora que usa venda nos olhos e tem uma espada na mão. É ali que ela, pelo menos para efeitos eleitorais, deve ser residente e domiciliada. Já em casos de justiça, nem sempre ela é encontrada por lá. 
 
Deixa em seu lugar 11 juízes que, apontados pelo presidente da República que estiver de plantão, têm a aprovação do Senado Federal. Quer dizer, hoje quem decide sobre os habitantes daquela magna corte são Dilma Vana, a que ficou no lugar de Lula lá no Palácio do Planalto e Renan Calheiros, o cara que pegou a boca de Zé Sarney lá na grande casa de tolerância nacional. 
 
E sabe lá você para que existe hoje o Supremo? Ora, pois está na Constituição: existe para processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns, seus próprios ministros, o presidente da República, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional e o procurador-geral da República; nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade os ministros de Estado, os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica, os membros dos Tribunais Superiores e os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente.
 
No fundo, no fundo, isso quer dizer apenas que hoje no Brasil da Silva o STF é nada mais e nada menos do que o supimpa Supremo Tribunal do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário