"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

SERÁ QUE ALGUÉM AINDA DEFENDE UMA NOVA INTERVENÇÃO MILITAR?

Resultado de imagem para torturas charges
Charge do Latuff  (Arquivo Google)
Os Estados Unidos são um país sórdido, imperialista e dominador, mas têm muita grandeza, é um povo admirável e cultiva algumas práticas democráticas que merecem ser enaltecidas. Uma delas, que o Brasil somente agora começa a imitar timidamente, é a mania de colocar criminoso e corrupto na cadeia, não importa se está idoso e faz xixi na fralda geriátrica. 
Outro costume extraordinário deles é a transparência nos atos públicos sigilosos, que se tornam públicos assim que termina  o período da quarentena histórica.
Sem paixões ideológicas, o Brasil deveria imitar o que os EUA ou qualquer outro país tem de bom. É triste que sempre precisemos recorrer à matriz quando queremos saber o que realmente ocorreu aqui na sucursal, tempos atrás.
COINCIDÊNCIA? –  Exatamente quando mais se defende uma nova intervenção militar aqui na Carnavália, vem à tona (lá nos EUA) a prática oficial brasileira de executar opositores da ditadura de 64.
É claro que todos sabem das torturas e trucidamentos cometidos pela ditadura, mas nos últimos tempos esses atos de barbarismo passaram a ser sutilmente justificados, sob a alegação de que os militares apenas reagiam aos atos de terrorismo da luta armada.
De repente, é tenebroso ter a confirmação, vinda da matriz, de que a cúpula do governo ditatorial brasileiro, que incluía militares e civis, adotava como política oficial a execução de opositores. É uma vergonha inominável para os brasileiros.
SEM JUSTIFICATIVA – A alegação de que os terroristas faziam pior, porque matavam inocentes, é aparentemente válida, mas nada justifica torturas e execuções sumárias, num país sem pena de morte. 
Além disso, o governo militar tinha a força das armas e recursos financeiros suficientes para combater e derrotar facilmente a luta armada, que nunca constituiu grande ameaça à ditadura.
Torturas e execuções são considerados crimes contra a humanidade, coisas da Antiguidade, que ocorriam num tempo em que ainda não havia juízes de verdade. Mas parece que o mundo pouco mudou, pois ainda hoje sempre surge quem se disponha a defender essas práticas verdadeiramente monstruosas.
###
P.S. – Nessa situação é sempre bom lembrar Lord Kenneth Clark, um dos maiores historiadores de todos os tempos, que morreu em 1983 sem jamais ter conhecido uma civilização. Sua frase mais célebre é esta: “Civilização? Sei bem o que significa. Se algum dia encontrar alguma, saberei reconhecê-la”(C.N.)

11 de maio de 2018
Carlos Newton

3 comentários:

  1. Subversivos perigosos assim foi estabelecido e erradamente classificaram. Por isso hoje estamos nas mãos deles. A seleção deveria ter sido mais apertada e não existiriam esta cobras que hoje nos mordem, roubam e matam.

    ResponderExcluir
  2. Olhando hoje o horizonte histórico de mais de 50 anos, sempre fica mais fácil condenar as práticas repressivas usadas, no caso da contra-revolução de 64.O distanciamento histórico nos permite o olhar crítico, sobretudo quando possuímos novos valores humanitários e legais. Em qualquer tempo sempre condenaremos os excessos que se pratica em todo regime autoritário. Não se pode negar a violência da tortura e do extermínio daqueles foram considerados "inimigos do sistema". Excessos de parte a parte foram cometidos. O regime armado exacerbou o perigo de "guerrilheiros" absolutamente desprovidos dos mesmos recursos de que dispunha a instituição militar, não obstante também tenham usado da violência indiscriminada. A proposta revolucionária era o totalitarismo cubano, que foi responsável por crimes brutais, praticados durante e muito depois de vencida a revolução de Fidel. Jamais saberemos o que poderia ter acontecido em termos de violência e justiçamento, se a cubanização houvesse vencido. Permanecerá no silêncio da derrota.
    O 'mea culpa' das forças que venceram, expressou-se na Constituição de 1988. Uma Carta capenga, socialista, e que distribuiu os louros da vitória aos perdedores. A tal comissao da verdade é um dos seus trunfos. Os que tentaram comunizar o país, assumiram 'democraticamente' o poder, transformando o Brasil no grande laboratório do socialismo, plantando no coração da grande metrópole o Foro de São Paulo, a máquina estratégica que orientou todo o processo 'lulopetista' de governo. Por pura incompetência, para sorte dos brasileiros, a ambição mergulhou o projeto de poder alimentado por esse 'cavalo de tróia' na mais depravada corrupção. Hoje, assistimos o recomeço, com o ícone maior desse processo ladravaz, condenado e encarcerado por crimes de corrupção.
    O futuro mais uma vez nos dá a oportunidade de reiniciarmos a história. Já atravessamos o rubicão. Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  3. Por que os Estados Unidos são um país sórdido? Por que sempre essa cantilena de 'imperialista'? Para que serve a história, senão para nos dar a oportunidade de aprendermos com os erros dos outros países e civilizações?
    'Os americanos não são mais sábios do que os europeus, que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo, ao comunismo no século XX. Nossa única vantagem é poder aprender com a experiência deles.' (Timothy Snyder, Sobre a Tirania).
    Aqui, na América Latina, os EUA será sempre demonizado, enquanto nosso continente alimentar a criminosa ideologia do comunismo, hoje travestido de 'socialismo'. Por mais amarga que seja a experiência vivida por alguns países latinos (Cuba, Venezuela etc), continuamos insistindo na grande fantasia dessa perversa ideologia, que a grande mídia persiste em enfiar guela abaixo, através de uma cretina manipulação de massa e formação de opinião pública. O granscismo invadiu as universidades, que se transformaram em palco do esquerdismo, ao mesmo tempo em que rebaixaram a níveis degradantes a educação e o conhecimento.

    ResponderExcluir