"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

BARBOSA SE ACOVARDOU E MOURÃO FAZ A ELEIÇÃO RECOMEÇAR SEM FAVORITOS

Imagem relacionada
Barbosa amarelou, decepcionando muitos eleitores
Joaquim Barbosa tinha tudo para vencer e desta vez suas possibilidades de vitória eram muito mais concretas, porque não havia mais o fantasma do imbatível Lula da Silva a assustar os adversários. O espaço político estava aberto e propício ao surgimento de uma nova liderança.
LULA CANDIDATO – É claro que Lula vai influir na eleição, até porque será candidato mesmo estando preso. Suas mensagens políticas poderão ser exibidas no horário eleitoral na TV, com uso de gravações antigas, e o efeito será bombástico, não há dúvida. Mas acontece que sua participação na campanha somente poderá ocorrer de 31 de agosto a 12 de setembro, quando o Tribunal Superior Eleitoral irá declarar indeferido seu registro, devido à Lei da Ficha Limpa e à suspensão dos direitos políticos.
O PT então terá prazo de apenas cinco dias – até 17 de setembro, portanto – para registrar um novo candidato à Presidência da República, pois o Código Eleitoral exige que a substituição ocorra até 20 dias antes da eleição, para que haja tempo suficiente e o nome do candidato substituto possa estar incluído na lista a ser inserida na urna eletrônica.
AMARELOU – Quanto a Joaquim Barbosa, não há dúvida de que o quase candidato mais uma vez amarelou. Com sua descomunal vaidade, certamente esperava ser carregado no ombro pelos novos correligionários. Como não foi isto o que aconteceu, encontrou alguma resistência e acabou jogando a toalha. Como diria Romário, o ministro aposentado mal entrara no time e já queria sentar na janela do ônibus…
As desculpas foram muito fracas. Barbosa fisse não acreditar que a eleição deste ano vá “mudar o Brasil”. E acrescentou: “Os políticos criaram um sistema político de maneira a beneficiar a eles mesmos. O sistema não tem válvula de escape. O cidadão brasileiro vai ser constantemente refém desse sistema. Você não tem como mudá-lo”.
Vejam que se trata de um falso líder político, porque é do tipo conformista. Sabe que o sistema está errado, mas nada faz para corrigir e até tenta se justificar, dizendo que não há como melhorar a situação. Em tradução simultânea, trata-se de um farsante.
E O GEN. MOURÃO – Sem o amarelado Barbosa e a chegada do intrépido general Hamilton Mourão, que não amarela, a sucessão volta à estaca zero, com 77% dos eleitores ainda sem terem escolhido candidato. Segundo o Datafolha, 46% ainda estão indecisos e 21% pretendem votar nulo ou em branco. Ou seja, somente 33% já se definiram na chamada “pesquisa do voto espontâneo”, em que o entrevistador apenas pergunta quem o eleitor prefere, sem citar nomes nem exibir listas.
Entre esses 33% que já têm candidato,  13% apoiam Lula e 11% estão com Bolsonaro. Quanto aos 9% restantes, estão divididos entre os demais candidatos – Marina Silva, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Joaquim Barbosa, Alvaro Dias, Michel Temer, Rodrigo Maia, Henrique Meirelles etc., nenhum deles chega a ter 1%.
Somente quando é apresentada aos entrevistados a lista de candidatos é que Marina, Ciro, Alckmin, Alvaro etc. começam a marcar pontos, vejam como as pesquisas são enganosas.   
###
P.S. 1 – O general Mourão muda tudo. Se for candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, irá fortalecê-lo expressivamente. Mas se resolver disputar a Presidência, Bolsonaro ficará enfraquecido, não há dúvida. Recapitulando: hoje, quem ganha a eleição é a turma dos indecisos, que tem 46%, o que significa maioria absoluta, com cerca de 58%  dos votos válidos. 
P.S. 2 – Isso significa que a eleição ainda nem começou e teoricamente qualquer um pode ser vencedor. (C.N.) 

11 de maio de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário