"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

DESISTÊNCIA DE BARBOSA AMPLIA INCERTEZA DA ELEIÇÃO, DIZ DIRETOR DO DATAFOLHA

Resultado de imagem para mauro paulino datafolha
Barbosa tinha chances de vencer, diz Paulino
É cedo para dizer quem ganha mais com a desistência de Joaquim Barbosa. À primeira vista, Marina e Ciro Gomes se livram de um concorrente no campo da centro-esquerda. Mas o ex-ministro do Supremo também seduzia o eleitorado conservador. Ameaçava tirar votos de Jair Bolsonaro e bloquear de vez o crescimento de Geraldo Alckmin.
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que a saída do outsider só eleva o grau de incerteza da eleição presidencial. “Barbosa tinha um grande potencial de crescimento, e poderia atrair quem está fatigado do Fla-Flu político. Agora este eleitor continuará em busca de alguém que o represente”, avalia.
DEU A LARGADA – Em abril, o ex-ministro despontou com 10% das intenções de voto no Datafolha. “Era o recall do julgamento do mensalão. Mas isso representava apenas a largada dele como candidato”, lembra Paulino. “Barbosa tirava votos de todos os lados. Do PT, do Bolsonaro, do Alckmin…”, enumera.
Joaquim Barbosa usou 173 caracteres, incluindo pontos e espaços, para informar que não será candidato a presidente da República. O tuíte pôs fim a meses de conversas com políticos, empresários, marqueteiros, jornalistas e eleitores que o abordavam nas ruas.
O ÚLTIMO OUTSIDER – O assédio cresceu nas últimas semanas. Com a desistência do apresentador Luciano Huck, o ex-ministro do Supremo se tornou o último outsider com chance de vencer a eleição em outubro. A pesquisa mais recente do Datafolha indicou que essa possibilidade era real. Sem dar uma única declaração pública, Barbosa apareceu com até 10% das intenções de voto. A expectativa geral era de que ele decolaria ao se apresentar como candidato. O ex-ministro chegou a dar o primeiro passo em abril, ao aceitar o convite para se filiar ao PSB.
E por que Barbosa pulou fora? Porque nunca havia se convencido a entrar na disputa, como repetiu em dezenas de conversas informais. Ele media os custos pessoais de uma aventura eleitoral. Temia perder dinheiro e tranquilidade, não necessariamente nesta ordem.
MUITOS CUSTOS – Fora do Supremo há quase quatro anos, o ex-ministro montou escritórios de advocacia no Rio, em São Paulo e em Brasília. Além disso, passou a fazer palestras remuneradas para empresários e investidores. Como pré-candidato, teria que abrir mão dessas fontes de renda. Poderia viver com a aposentadoria do Supremo, mas teria dificuldade para manter a ajuda financeira à família.
Barbosa também temia o jogo pesado de uma campanha. Acostumado a elogios, ele sabia que seria bombardeado pelos adversários ao se lançar na disputa. Lembrava o exemplo de Marina Silva, alvo de marketing agressivo do PT em 2014.
O ex-ministro dizia que o custo não seria apenas pessoal. No julgamento do mensalão, ele se queixou de perseguição a parentes em seus locais de trabalho. Agora temia que o filme se repetisse durante a campanha presidencial.

11 de maio de 2018
Bernardo Mello Franco
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário