"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

NO DESESPERO, DEFESA DE LULA TENTA IMPEDIR QUE CÁRMEN LÚCIA VOTE E DESEMPATE

Imagem relacionada
Defesa de Lula se deu mal, nenhum ministro apoiou
No final da sustentação de Celso de Mello, a defesa de Lula pede a palavra, tentando impedir que a presidente do Supremo vote. O advogado cita norma de artigo do Regimento do STF que estabelece que a regra geral é que o presidente da corte não vote, e que não desempate casos de habeas corpus – o que ocorreria neste caso agora. Cármen Lúcia é a última a votar e o julgamento está empatado.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, diz que quando é matéria constitucional, o presidente da corte vota. Ela de qualquer maneira coloca em votação para o plenário a possibilidade de sua votação.
Os ministros agora se posicionam sobre o voto ou não de Cármen Lúcia. Fachin rejeita a defesa e afirma que Cármen Lúcia deve votar. Alexandre de Moraes vota da mesma forma, rejeitando a defesa. Moraes argumenta que na sessão anterior a presidente da Corte votou duas vezes sem questionamento da defesa. Barroso rejeita o pedido do advogado de Lula.
Rosa Weber também recusa a solicitação da defesa. Fux acompanha e diz que a presidente deve votar. Toffoli também rejeita a defesa. Lewandowski também rejeita o pedido da defesa. Celso de Mello diz que a presidente deve proferir seu voto. Fim de papo, fracassa a manobra da defesa de Lula.

05 de abril de 2018
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário