"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RODRIGO JANOT CRIA UMA TRAMA CHEIA DE ENIGMAS DO TIPO "O TERCEIRO HOMEM"


Resultado de imagem para rodrigo janot charges
Charge do Aroeira (Portal O Dia)
O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot (a melhor matéria sobre suas declarações de segunda-feira, foi a de Beatriz Bulla e Fábio Serapião, O Estado de São Paulo de terça, dia 5) – anunciou a hipótese de revisar o acordo de delação premiada com Joesley Batista e Ricardo Saud diante da hipótese de faltarem informações essenciais em torno dos casos de corrupção dos quais os controladores da JBS foram protagonistas e ao mesmo tempo testemunhas capazes de identificar aqueles que conseguiram seduzir e comprar com dinheiro as consciências e parcerias.
Entretanto, Janot revelou estar de posse de quatro horas de diálogos gravados contendo acusações gravíssimas nas gravações de 240 minutos feitas pelo próprio Joesley Batista, que não sabia manusear adequadamente o equipamento de áudio? As gravações (com grande parte apagadas) foram entregues pela defesa de Joesley e chegaram às mãos de Rodrigo Janot, que as transferiu ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato.
VÁRIOS ENIGMAS – Como explicar essa trama, que tem vários enigmas?, eis a pergunta lógica. Neste ponto, o enredo lembra o filme famoso de Carol Reed, “O Terceiro Homem”, com Orson Welles no papel principal.
Ocorre que a gravação recuperada pela Polícia Federal já está sendo desmoralizada, porque Joesley e Saud estavam visivelmente embriagados, fazendo ilações absurdas e dizendo bobagens o tempo todo. Tanto assim que, no final da tarde desta terça-feira, dia 5, Joesley e Saud divulgaram uma nota oficial desmentindo tudo o que haviam gravado.
ELDORADO E ELETROBRÁS – Reportagem de Estela Fontes e Carolina Mandi focaliza a venda da Eldorado papel e celulose, do grupo JBS, a uma empresa estrangeira por 15 bilhões de reais. Portanto deve ser revista a avaliação que o governo Michel Temer divulgou em relação ao valor de mercado da Eletrobrás: 22 bilhões de reais.
Se a Eldorado sozinha vale 15 bilhões, a Eletrobrás, que inclui Furnas, Chesf,Eletronorte e Eletrosul, não pode valer apenas 22 bilhões de reais. Fica a informação comparativa que poderá servir para o dimensionamento do processo de privatização da holding de energia.

06 de setembro de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário