"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de março de 2016

LULA ESPERA QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA CONTROLE A POLÍCIA FEDERAL



Acossado por Lula, ministro da Justiça terá de tirar o corpo foraEm interceptação telefônica captada pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, Lula cobra que o subprocurador Eugênio Aragão, nomeado ministro da Justiça por Dilma, “seja homem” e prove que é amigo, num aparente pedido de ajuda para se livrar do juiz federal Sergio Moro. Numa ligação nesta terça (15), o ex-ministro Gilberto Carvalho telefona para Lula falando sobre a nomeação de Aragão. Lula responde, de acordo com a PF, que espera que o futuro ministro da Justiça “tenha pulso”, o que foi interpretado pelos policiais como ter força para controlar a PF.




















Informação revelada nesta quarta (16) pelo canal “Globonews” mostra também que o juiz federal Sergio Moro incluiu no inquérito que tramita em Curitiba uma conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, no qual ela diz que encaminhará a ele o “termo de posse” de ministro. Dilma diz a Lula que o termo de posse só seria usado “em caso de necessidade”.
Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e, em tese ficaria livre da prisão. Como se sabe, o juiz Moro, da primeira instância, não pode mandar prender ministros porque eles têm foro privilegiado e só podem ser investigados e julgados no Supremo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – São os últimos dias de Pompeia, com a lama da corrupção submergindo biblicamente Sodoma e Gomorra, em versão tropical. Os governantes atuais e os dirigentes petistas são tão primários que pretendem salvar Lula fazendo com que ele seja julgado diretamente no Supremo. Não entendem que, na hora da verdade, os ministros recuam e deixam de prestar serviços a quem os nomeou. Eles já fizeram tudo o que podem, na sessão desta quarta-feira, para agradar ao Planalto, ao manter as mudanças no rito do impeachment, que interessavam à presidente Dilma Rousseff, a Lula e ao PT. Agora, chega. Podem acreditar que os ministros governistas, digamos assim, vão parar por aqui. O próprio Dias Toffoli, nomeado por Lula e que teria de ser eternamente agradecido a ele, já tirou o time de campo. Os outros virão atrás. (C.N.)
18 de março de 2016
Bela Megale e Mario Cesar CarvalhoFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário