"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CONTRA O IMPEACHMENT, DILMA REÚNE JURISTAS ARRUMADOS PELO ADVOGADO DO PT

DILMA NÃO PARECEU OTIMISTA COM APOIO DE JURISTAS LIGADOS AO PT

O APOIO DE JURISTAS PETISTAS FOI ARTICULADA PELO ADVOGADO DO PT, FLÁVIO CAETANO, E NÃO FEZ A PRESIDENTE ABANDONAR SUA EXPRESSÃO DE DESÂNIMO. (FOTO: MARCELO CAMARGO)


A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta segunda-feira (7) com 34 juristas ligados historicamente ao PT, no Palácio do Planalto, para receber deles apoio contra a proposta de impeachment. Batizado de "Juristas em Defesa da Democracia", mote da campanha do PT contra o impeachment, é contrário à abertura do processo, deflagrado na semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados.

No encontro, o grupo entregou a Dilma seus pareceres. A reunião foi articulada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo advogado do PT, Flávio Caetano, faz parte de uma ofensiva montada pelo governo que terá três frentes. Além da questão jurídica, o batalhão de Dilma irá trabalhar da esfera política e social.

Nesta terça-feira, 8, Dilma terá uma reunião com governadores para discutir a microcefalia. A petista quer aproveitar o momento para angariar apoio contra seu afastamento. De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), devem comparecer de 17 a 20 governadores.

Apesar de Cunha ter dado prosseguimento ao processo contra Dilma numa atitude vista como “vingança” ao PT, o pedido foi realizado pelos juristas Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, e Miguel Reale Júnior. Entre menções ao petrolão e ao financiamento duvidoso da campanha à reeleição de Dilma Rousseff, o pedido destaca as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária. A manobra fiscal foi reprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Confira a lista de juristas selecionados pelo governo para declarar parecer contrário ao impeachment da presidente Dilma

Ademar Borges de Sousa Filho
André Ramos Tavares
Carlos Valder do Nascimento
Cláudio Pereira de Souza Neto
Cristiano Paixão
Fernanda Lara Tórtima
Flávio Crocce Caetano
Francisco Queiroz Cavalcanti
Gabriel Sampaio - secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça
Geraldo Prado
Gilberto Bercovici
Gustavo Ferreira Santos
Heleno Taveira Torres
João Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira
José Geraldo de Sousa Júnior
Juarez Estevam Xavier Tavares
Luciana Grassano de Gouveia Mélo
Luíz Moreira Gomes Júnior
Marcelo Neves
Marcelo Labanca Corrêa de Araújo
Marthius Sávio Cavalcante Lobato
Pedro Estevam Alves Pinto Serrano
Raquel Trevisol
Renato Ferreira Moura Franco
Rosa Maria Cardoso da Cunha
Magnus Henry da Silva Marques
Misabel Abreu Machado Derzi
Menelick de Carvalho Neto
Wadih Nemer Damous Filho - deputado federal (PT-RJ)
Walber de Moura Agra
Walfrido Jorge Warde



07 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário