"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

BAIANO GANHA UMA TORNOZELEIRA DE PRESENTE

FERNANDO BAIANO VAI PARA PRISÃO DOMICILIAR COM TORNOZELEIRA
LOBISTA E DELATOR FERNANDO BAIANO LIBERADO DO REGIME FECHADO


BAIANO FEZ DELAÇÃO PREMIADA, HOMOLOGADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM SETEMBRO - FOTO: AE

O delator Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, vai passar um ano em regime de prisão domiciliar sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. Ele deixará a prisão em regime fechado da Operação Lava Jato nesta quarta-feira (18). Baiano é um dos delatores do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Apontado como operador de propinas do PMDB no esquema de corrupção que se instalou na Petrobras entre 2004 e 2014, Baiano fez delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal em setembro. Por suas revelações, Baiano vai para casa.

Em seus depoimentos, Fernando Baiano revelou encontros na casa de Eduardo Cunha para cobrar propina atrasada. Ele citou Cunha como beneficiário de valores ilícitos do esquema de propinas da Petrobras.

Na acareação, Fernando Baiano também citou Jader Barbalho (PMDB/PA), o senador do PT, Delcídio Amaral (MS), líder do governo Dilma Rousseff no Senado, e o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau. "Na questão das sondas Nestor Cerveró lhe disse que teria havido uma reunião com o ministro Silas Rondeau, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Delcídio Amaral e que o ministro necessitava que um auxilio fosse dado ao PMDB e que a partir daquela data o PMDB passaria a apoiar Nestor Cerveró junto a Diretoria Internacional."

Renan, Delcídio, Jader e Rondeau negam o recebimento de valores ilícitos.



18 de novembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário