"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A MEDALHA DE OURO DA INSOLVÊNCIA


Não há espaço para outras discussões, entre as tentativas da oposição de não deixar morrer a possibilidade de o Congresso examinar o impeachment da presidente Dilma, assim como sobre o julgamento do deputado Eduardo Cunha no Conselho de Ética. A pauta política parece estar completa, em termos de importância. Lugar não há para mais nada. É possível que o presidente da Câmara, se sentir viabilizar-se a hipótese de perder o mandato, venha a dar o troco, aceitando iniciar a tramitação do pedido de afastamento da presidente. Esta semana poderão ter início os dois processos, ainda que seu desfecho fique para bem mais tarde, no ano que vem.
A presidente e o parlamentar fluminense confiam em que faltarão votos, no plenário da Câmara, tanto para o impeachment quanto para a cassação.
O diabo é que enquanto não se definem as dúvidas, o Congresso irá comemorar a vinda do Papai Noel, depois as férias protocolares de janeiro, em seguida o Carnaval e provavelmente a Semana Santa sem outras atividades de vulto. Salvo engano, nada de votações do ajuste fiscal e de outras reformas tidas como imprescindíveis para o país livrar-se do sufoco econômico. Com Joaquim Levy ou com Henrique Meirelles na Fazenda, nenhum dos dois disporá de mecanismos suficientes para fazer figuração na fantasia da recuperação do crescimento.
MAIS UM SEMESTRE…
A pergunta que se faz é se aguentaremos mais um semestre caindo nas profundezas. Poderemos assistir o fenômeno inusitado da fusão entre as duas questões. A crise do desemprego, do aumento de impostos e do custo de vida, mais a redução de direitos trabalhistas, influenciarão os deputados e depois os senadores na preservação dos mandatos de Madame e do presidente da Câmara? Ou será o contrário?
A conclusão, por enquanto, é de que menos voltado para seus reais problemas o país não poderia estar. Avolumam-se os pontos de estrangulamento na economia, na política, no plano social e até na ética, com a população cada vez mais impaciente e indignada. Candidata-se, o Brasil, à medalha de ouro da insolvência.
QUEM PAGA A CONTA?
A mídia não se cansa de divulgar o avanço nas obras para a realização das Olimpíadas do ano que vem. No meio de tanta perplexidade, surge uma nota positiva: estamos cumprindo o calendário. Fica, no entanto, uma pergunta: quem está pagando os custos estratosféricos da infraestrutura do maior certame esportivo do planeta? Com certeza não serão as empreiteiras, com a corda no pescoço. Certamente não o BNDES, sob vigilância permanente. Os bancos privados poderão estar investindo, mas jamais os seus lucros. Só pode ser o governo…

18 de novembro de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário