"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

UNIÃO EUROPÉIA FRAGILIZADA DIANTE DO AVANÇO DA DIREITA MUNDO AFORA


As forças direitistas que avançam na Europa não poderiam imaginar, há algum tempo, que os dois principais líderes da União Europeia — Merkel e Macron — enfrentariam sérias dificuldades políticas ao mesmo tempo.

A chanceler alemã Angela Merkel acaba de passar o comando do partido União Democrática Cristã (CDU) à aliada Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida pelas iniciais AKK. Assim, Merkel evitou que o comando da CDU fosse para Friedrich Merz, que propõe ao partido uma guinada à direita.

O início da retirada de Merkel do centro da política alemã vem no momento em que o presidente da francês Emmanuel Macron é atingido em cheio pela reação dos “coletes amarelos” — acessório obrigatório dos motoristas na França, agora símbolo desta revolta, deflagrada pelo encarecimento do diesel, por meio de um “imposto verde”.

Durante vários fins de semana, estradas foram bloqueadas, vitrines terminaram estilhaçadas na Champs-Élysées. Nem o Arco do Triunfo foi poupado.

Macron recuou no imposto, anunciou aumento do salário mínimo e se penitenciou. As medidas tiveram um resultado positivo e contribuíram para a redução dos protestos dos coletes amarelos neste fim de semana, conforme noticiou a Renova.


17 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário