"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

STF VAI DECIDIR SE A ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DO SENADO DEVE SER ABERTA



Renan Calheiros e seus aliados estão preocupados. O Supremo define nesta quarta-feira (19) se a votação para a presidência do Senado será aberta ou secreta.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai decidir monocraticamente até quarta-feira (19) sobre o mandado de segurança 36169, que questiona se a eleição para a presidência do Senado deve ser em votação aberta ou secreta, registra o “Estadão“.

A ação é acompanhada com apreensão no Senado. Interlocutores de Renan Calheiros (MDB) torcem para que o voto secreto seja mantido. Seu principal adversário é Tasso Jereissati (PSDB).

Se Marco Aurélio decidir que a votação no Senado deve ser aberta, pode-se criar um cenário inusitado, em que os senadores votam de um jeito e os deputados federais, de outro.

Enquanto isso, cresce o clamor popular para que a votação seja aberta.

O advogado Modesto Carvalhosa enviou na noite de quarta-feira (12), ao Supremo, 12 laudas de argumentação pedindo que a votação para escolha do próximo presidente do Senado não seja secreta, conforme noticiou a Renova.


17 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário