"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

TEMER ASSINA DECRETO DE EXTRADIÇÃO DE CESARE BATTISTI, QUE CONTINUA FORAGIDO

Resultado de imagem para cesare battisti charges
Cesare Battisti é especialista em fugas espetaculares
O presidente Michel Temer assinou na tarde desta sexta-feira  o decreto de extradição do  italiano  Cesare Batisti , condenado pelo assassinato de quatro pessoas em seu país. O decreto será publicado ainda hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União. Após fazer buscas em endereços ligados ao ex-ativista, a Polícia Federal passou a considerá-lo foragido.
Nesta quinta-feira, o ministro do Supremo tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a prisão de Battisti. A defesa do italiano recorreu. Os advogados pedem que Fux reconsidere a decisão ou, ao menos, leve o recurso para julgamento no plenário da Corte ainda neste ano.
SEM CONTATO – Mais cedo, o advogado Igor Yamasaki Tamasauskas afirmou que tentava contato com seu cliente desde ontem à noite, sem sucesso. “Falo com ele em ocasiões pontuais. Desde ontem não consegui fazer contato com Battisti por telefone” — disse.
Nesta sexta-feira, o presidente eleito Jair Bolsonaro respondeu por meio de publicação no Twitter  ao ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini , que o parabenizou pela decisão da Justiça. “Conte conosco”, escreveu o presidente eleito.
NA FRONTEIRA – Em outubro de 2017, Battisti foi preso em Corumbá (MS) tentando viajar para a Bolívia, supostamente para evitar eventual extradição. Segundo a Justiça Federal, havia indícios “robustos” da prática dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Dois dias depois, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região determinou a libertação de Battisti. Mas impôs a ele a obrigação de comparecer mensalmente à Justiça para comprovar residência e justificar atividades.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Assinar a extradição de Battisti foi fácil. Difícil vai ser achar o paradeiro dele, que é mestre em fugas espetaculares. (C.N.)

17 de dezembro de 2018
Karla Gamba e Adriana Mendes

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário