"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de março de 2018

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Pau que dá em Lulia dá em Lula (ou não)



Michel Temer foi estrategicamente magistral ao se comprometer a escancarar para a imprensa o resultado da quebra de seu sigilo bancário ordenada pelo supremo-magistrado Luís Roberto Barroso, entre janeiro de 2013 e junho de 2017. Temer pediu Banco Central que lhe dê acesso aos extratos das contas que tiverem dados abertos, para torná-los públicos, antes que acabem vazando ilegalmente, como acontece de mau hábito.

Em nota oficial, a assessoria presidencial informou que “ele não tem nenhuma preocupação com as informações constantes em (sic) suas contas bancárias”. Michel Miguel Temer Lulia entra para a História como o primeiro Presidente no exercício do mandato a ter suas informações financeiras quebradas por determinação do Supremo Tribunal Federal. Temer é investigado por supostos crimes na edição de um decreto no setor portuário.

O curioso no Brasil da impunidade ampla, geral e irrestrita é que Pau que dá em Temer Lulia também dá em Lula da Silva. A Procuradoria Regional da República da 4ª Região pediu o início imediato do cumprimento da pena imposta ao ex-Presidente Luiz Inácio, após o julgamento dos embargos de declaração no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, na ação que o condenou a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP).

Lula espera se dar bem hoje... Sua caríssima defesa acredita na chance de o Superior Tribunal de Justiça lhe conceder o habeas corpus preventivo, para impedir a prisão. O pedido já tinha sido negado pelo vice-presidente do STJ, Humberto Martins, durante o recesso do Judiciário. Mesmo assim, o advogado Cristiano Zanin Martins prega que a antecipação do cumprimento da pena é ilegal. Lula está nas mãos dos ministros Felix Fischer, relator do caso, Jorge Mussi, Reynaldo Soares, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.

O espetáculo será transmitido via Internet, a partir das 13 horas. Nos bastidores togados, a aposta é que Lula será derrotado por pelo menos 3 a 2 na 5ª turma do STJ – especializada em Direito Penal. Nada contra o companheiro $talinácio em especial. Outros réus na Lava Jato têm tomado pau no STJ. Além disso, se fortalece no Judiciário a visão de que a execução provisória da pena,após decisão colegiada em segunda instância, pode começar quando o juiz determinar.

A tese ganha reforço com um parecer enviado ontem ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradora-Geral da República. Rachel Dodge defende a prisão de condenados em segunda instância. Ela classifica de “inconstitucional, injusta e errada” exigir o “trânsito em julgado” apenas após o terceiro o quarto grau de jurisdição.

Nada de anormal no Brasil sob domínio da insegurança jurídica. Aliás, qualquer um pode entrar em cana, basta ser escolhido como a bola da vez. A coisa é mais rápida ou mais lenta, dependendo se o alvo tem à disposição (ou não) um verdadeiro “exército” de advogados caríssimos. Sem retórica de Lula de classes – mas sim por pura rotina de constatação -, os mais pobres vão presos mais depressa que os endinheirados e poderosos...

Dessa forma, o raciocínio proverbial de que “pau que dá em Chico também dá em Francisco” também vale sempre que interessa que a impunidade aplicada a um também valha para o outro.

Afinal, a canalhice também é isonômica, a não ser quando o rigor seletivo é conveniente para escolher alguém para Judas...

Entendeu por que os comerciantes ilegais de drogas da Vila Kennedy e adjacências obram e andam até para o poderio bélico das Forças Armadas regulares de Bruzundanga?

Não é à toa que os bandidos (organizados de verdade) estão de olho em como poderão torrar os R$ 42 bilhões que o BNDES pode liberar para a “Segurança” no Rio de Janeiro...

No mais, nem adianta Rodrigo Maia se lançar candidato na quinta-feira. Geraldo Alckmin formará uma aliança com Henrique Meirelles para disputar a sucessão de Michel Temer – que os apóia...








Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

06 de março de 2018
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário