"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de março de 2018

NOMEAÇÃO DA EX-MULHER DE GILMAR MENDES PARA ITAIPU EXIBE A PUTREFAÇÃO DOS PODERES

Imagem relacionada
‘Foi nomeação técnica’, diz ex-mulher de Gilmar
A advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi nomeada para cargo de conselheira da Itaipu Binacional, empresa que controla a Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. A nomeação, assinada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (12).
O ministro Gilmar Mendes disse, por meio de sua assessoria, que não vai comentar a nomeação.
O PRIMO, TAMBÉM – Em maio, Temer nomeou para cargo de diretor na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o advogado Francisval Dias Mendes, primo de Gilmar Mendes, segundo “O Globo”. O mandato de Dias Mendes vai até fevereiro de 2021.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a advogada Samantha Ribeiro Meyer afirma que a nomeação é de “caráter técnico, tendo em vista suas qualificações profissionais” (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).
NOTA À IMPRENSA – Leia a nota divulgada pela advogada:
Dra. Samantha Ribeiro Meyer-Pflug Marques é Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na área acadêmica há mais de 15 anos e atualmente é professora titular de Direito Constitucional na Uninove. É membro do Conselho de Estudos Avançados da Fiesp e do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO-SP e é titular da cadeira 77 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Tem inúmeras publicações jurídicas e atua no corpo editorial de diversas revistas da área do Direito. A indicação da dra. Samantha para o cargo de conselheira de Itaipu Binacional é de caráter técnico, tendo em vista suas qualificações profissionais.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Como se sabe, Temer já foi réu de Gilmar Mendes em recente processo e logo voltará a ser em outras ações e inquéritos em andamento. Depois de já ter havido a contratação de um primo de Gilmar Mendes, esta nomeação da ex-mulher do ministro do STF comprova o grau de putrefação institucional que este país atingiu. A promiscuidade entre os Três Poderes chegou mesmo ao fundo do poço. Temer e Gilmar Mendes mostram uma desfaçatez que chega a transparecer um estado patológico. Todo homem público precisa se preocupar com sua imagem, mas pessoas como Temer e Gilmar pouco estão ligando. Fingem viver num mundo à parte, onde a dignidade, a ética e a honra nada significam.  (C.N.)


06 de março de 2018
Deu no G1, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário