"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de abril de 2017

SOMOS TODOS INOCENTES...


Aécio e a irmã desmentem a Veja, que afirma ter conseguido acesso à delação

Em um vídeo dirigido aos amigos, à mãe e à filha, Andrea Neves, irmã do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, garantiu que os dois vão provar que é mentira a informação, publicada neste final de semana pela Revista “Veja”, de que o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior teria revelado, na delação premiada, que a empresa fez depósitos para o senador em uma conta de Nova York operada por ela. No depoimento, Andrea diz que não tem como provar agora, mas gostaria de olhar no olho dos amigos e de todos que não conhece para dizer que é mentira e que os dois vão provar que não tem conta nenhuma lá fora.
Em entrevista coletiva neste sábado, o senador Aécio Neves negou a existência de uma conta no exterior abastecida com propina da Odebrecht. O tucano afirmou ainda que irá entrar com uma petição junto ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), para ter acesso imediato à delação de Benedito Junior. Aécio também pedirá a Fachin “apuração rigorosa” dos vazamentos nas delações premiadas de integrantes da empreiteira.
ADVOGADO DESMENTIU? – “Olá, meu nome é Andrea e sou irmã do Aécio Neves. A revista Veja publicou hoje uma reportagem dizendo que um delator da Odebrecht teria dito que depositou milhões numa conta minha em Nova York. É mentira. Ontem à noite, o advogado deste delator desmentiu a revista, dizendo que seu cliente jamais tocou no meu nome ou na existência dessa falsa conta lá fora. Para mim, como disse meu irmão, pouco interessa agora quem mentiu, quem é o mentiroso, se o delator, ou se a fonte da revista. O que interessa é a mentira. Eu não sei o que está acontecendo para tanto ódio e tanta irresponsabilidade, atacar de forma tão covarde a vida das pessoas. Eu gostaria de olhar no seu olho, embora eu não te conheça, para te garantir que isso é mentira e que nós vamos provar. Eu gostaria de olhar no olho de cada pessoa que eu conheço, de cada amigo, de cada pessoa que acompanha nosso trabalho, para dizer que é mentira e nós vamos provar. Infelizmente, eu não tenho como fazer isso. Então, eu gostaria de olhar nos olhos de duas pessoas, duas pessoas que me conhecem tão bem e a quem eu não precisaria dizer nada. Gostaria de olhar nos olhos da minha mãe e da minha filha e dizer: é mentira. Dizer a elas que fiquem tranquilas, não sofram por nós porque nós vamos provar que é mentira . E aí vai ser a vez dos mentirosos explicarem porque de tanto ódio, de tanta mentira e de tanta irresponsabilidade”, diz Andrea no vídeo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A briga é boa. A Veja diz que teve acesso ao depoimento de BJ e confirmou com outras três fontes. O senador Aécio Neves e a irmã Andrea, que era chamada de primeira-ministra nos governos dele em Minas Gerais, desmentem tudo, dizem que não têm conta em Nova York. Segundo a Veja, porém, a conta não era de Andrea, ela apenas a controlava. Se existiu a conta, é fácil provar, porque o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, conhecido como “Departamento de Propinas”, tem recibos dos depósitos feitos no exterior. Logo se saberá a verdade. Mas o fato é que Aécio, desde 2016, já foi citado em mais de dez delações. Vamos aguardar. (C.N.)

04 de abril de 2017
Maria Lima
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário