"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de abril de 2017

DEPOIS DA IMPIEDOSA TERCEIRIZAÇÃO, VEM AÍ A REFORMA DAS LEIS TRABALHISTAS


Resultado de imagem para reforma da clt charges
Charge do Ivan Cabral Ivancabral.com)
Os governos de FHC, de Lula, de Dilma e agora de Temer, todos enfim, quase iguais na forma e no conteúdo, entabularam reformas na Previdência a pretexto de reduzir o déficit previdenciário. Em nenhum momento tentou-se o combate à sonegação, em nenhum momento tentou-se cobrar a dívida monstruosa dos empresários, grandes bancos e até empreiteiras, que não pagam seus compromissos previdenciários e até retêm (apropriação indébita) o desconto de 11% dos trabalhadores, deixando de repassá-los ao Tesouro.
Ainda há as desonerações da folha de pagamento de grandes empresas campeãs nacionais, é claro, sob a tênue esperança, de que os empresários agraciados, tão bonzinhos, pudessem produzir mais empregos e até não demitir os empregados existentes. Ledo engano, ocorreu tudo ao contrário.
DISTORÇÕES – E ainda tenho que aturar a terceirização ser exibida como panaceia destinada a resolver todos os problemas, além de ver a culpa do fracasso da burguesia brasileira ser colocada na conta dos servidores públicos e funcionários das estatais que ainda restam.
O Brasil está decaindo muito, apesar da Lava Jato, que está expondo a corrupção dos empresários e dos membros dos governos e do Legislativo. Olhem bem, não são os servidores públicos os principais envolvidos na corrupção deslavada que assola o país, salvo um ou outro. A lista do Janot está permeada de membros dos poderes, principalmente do Legislativo, que têm mandato popular, logo, não são servidores públicos “stricto sensu”.
PERDA DE DIREITOS – É preciso entender o momento e as instituições, para não comentar injustamente contra àqueles que não são perfeitos e ninguém o é, mas mirar os verdadeiros culpados pela crise avassaladora, que atinge duramente, em última instância, aos mais pobres, sempre eles, que para salvar o Brasil da desintegração terão que se submeter a trabalhar como terceirizados, sem planos de saúde, sem quase nenhum direito a uma vida digna.
Logo vocês perceberão, o que vem por aí de perda de direitos, quando a Reforma Trabalhista começar a pipocar nas discussões da Câmara e do Senado. O mar não está para peixe, na verdade está revolto e sujeito a maremotos e tsunamis.

04 de abril de 2017
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário