"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de abril de 2017

CRIADA COMO ARMA MILITAR, A INTERNET SIGNIFICA A HEGEMONIA DA SOCIEDADE CIVIL

Resultado de imagem para censura na internet charges
Charge do Jota, reproduzida do Google
A internet é uma benção para a Humanidade, significa a consagração da cidadania. Foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e se tornou essa força libertária incomparável, incontrolável e incomensurável. Temos de agradecer esse avanço à famosa Guerra Fria, que felizmente voltou à moda, devido ao renascimento da Rússia de Vladimir Putin. No mundo, a hegemonia de uma nação é sempre sinistra, é preciso haver equilíbrio. Aliás, este é o grande segredo da vida – o equilíbrio.
Quem deu a partida foi o Departamento de Defesa dos EUA. O projeto inicial, idealizado pela Arpa (Advanced Research and Projects Agency), era financiado pela Nasa e pelo Pentágono. O objetivo era criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir a uma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear russo. Após anos de pesquisas e testes, a Arpanet (rede da Arpa) entrou em operação em 1969, interligando quatro instituições da Costa Oeste – as universidades de Los Angeles, Santa Bárbara e Utah, e o Instituto de Pesquisa de Stanford.
AVANÇO DEMOCRÁTICO – Menos de 50 anos depois, a internet já dominou o mundo e está destinada a conduzir a um aperfeiçoamento absurdo do sistema democrático. Em consequência, todos os regimes ditatoriais estão com seus dias contados, porque não conseguirão controlar nem conter a web. Outro resultado inevitável será a purificação do capitalismo, pressionado pela necessidade de avanço da justiça social. É só uma questão de tempo.
Retrocessos de conquistas sociais, como o fenômeno hoje vivido no Brasil, são apenas episódicos pontos fora da curva do mundo moderno, que inexoravelmente caminha para a universalização do Estado de Bem-Estar Social, já em adiantada fase de consolidação nos países que adotam o socialismo democrático – Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia.
Pensadores pós-modernos, como o francês Thomas Piketty e o britânico Paul Mason, vislumbram esse aperfeiçoamento da democracia que conduzirá a humanidade a um mundo muito melhor no final deste século, embora a civilização sempre se desenvolva mediante avanços e recuos. Na verdade, o importante é que haja mais conquistas do que retrocessos. Apenas isso.
LIBERDADE NA WEB – Apesar de a internet ser essencialmente libertária, ainda é muito rara a existência de espaços abertos ao livre debate. A quase totalidade dos sites e blogs tem vinculações claras, sempre defendem interesses específicos e boicotam abertamente as teses contrárias.
Aqui mesmo na Tribuna da Internet enfrenta-se o problema do sectarismo político-ideológico. Não há respeito às opiniões alheias, comentaristas se ofendem e até se ameaçam, alguns ficam tão agastados que desistem de participar da troca de ideias, preferem se afastar, embora continuem a ler o blog, é uma pena que não mais enviem comentários.
Na função de editor da TI, confesso que estou incomodado, enfadado e decepcionado com essa situação. Pensei que fosse possível existir um espaço realmente livre na web, mas vejo que estava enganado. Essa utopia somente poderá se tornar realidade daqui a muitos e muitos anos, ainda não chegou a hora. Até lá, continuaremos obrigados a assistir a esses embates inteiramente despropositados e até ridículos.

04 de abril de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário