"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de março de 2017

PRISÃO DE CONSELHEIROS DEIXA SEM COMANDO TRIBUNAL QUE JULGA CONTAS DE PEZÃO

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio são alvos Foto: Montagem/Arte O GLOBO
Picciani, à esquerda, é o chefe dessa quadrilha
A operação “O quinto do ouro” que levou à prisão os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) criou uma situação inusitada e inédita na história do órgão, composto por sete integrantes. Apenas um deles, a corregedora Marianna Montebello, não foi atingida pela ação. Sendo assim, a sessão prevista para esta quinta-feira não será aberta e, até o momento, não se sabe como serão conduzidos os trabalhos daqui para frente. E justo num momento crucial para as análises de contas do governo, cujo prazo para a entrega termina na próxima semana. A partir daí, o TCE terá 60 dias para a análise.
Embora exista o quadro de auditores substitutos para o lugar de uma vacância no quadro de conselheiros, a legislação estadual só permite em caso de vacância no cargo de conselheiro do tribunal a substituição de um único suplente, que pertence ao quadro de auditores substitutos empossados em abril.
UMA LIMINAR – A alternativa seria uma decisão liminar tomada pelo relator do caso no Superior Tribunal Justiça (STJ), ministro Félix Fischer, no sentido de afastar a exigência legal para não parar os trabalhos do órgão que fiscaliza as ações dos órgãos da administração estadual, e das 91 prefeituras e câmaras municipais da unidade federativa.
Os alvos de prisão preventiva foram os conselheiros Aloysio Neves (atual presidente), Domingos Brazão, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco. O ex-presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho, delator do esquema, pediu licença no final do ano passado.
Para a Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon), a vaga no TCE deveria ser preenchida por um conselheiro selecionado em concurso e, por isso, a entidade já acionou a Justiça nesse sentido, ainda que não se prevesse tamanho desfalque no quadro de conselheiros.
### 
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A conselheira Marianna Montebello Willeman, única dos sete integrantes do TCE-RJ que continua exercendo a função, decidiu convocar os três auditores substitutos para fazer a sessão da próxima terça-feira, com base em parecer da Procuradoria Geral do Tribunal concluindo que é inconstitucional a regra que limita em apenas uma a substituição de conselheiros do TCE por auditores, em caso de vacância. A conselheira herdou a vocação do pai, Thiers Montebello, delegado de Polícia que virou conselheiro do Tribunal de Contas do Município, vejam que esculhambação e promiscuidade. A prisão dos conselheiros mostra que estamos vivendo num outro país e ninguém percebeu. 
Desde sempre, os conselheiros são nomeados para acobertar desvios de recursos públicos e são mestres nessa atividade. O Tribunal de Contas da União não fica atrás, o número de pilantras por metro quadrado é impressionante(C.N.)

30 de março de 2017
Chico Otavio e Daniel Biasetto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário