"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

EM RESPOSTAS A CRÍTICAS, O RELATOR ONIX LORENZONI CHAMA RENAN DE 'BANDIDOS'


Resultado de imagem para senado rejeita urgencia
Lorenzoni foi ao Senado para impedir a manobra de Renan











Em resposta às críticas feitas nesta quinta-feira pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do pacote anticorrupção na Câmara, chamou o peemedebista de “bandido” e afirmou que ainda hoje vai oficializar um processo contra Calheiros, que o acusou de ter recebido dinheiro de caixa dois da indústria de armas.
“Bandido a gente enfrenta na delegacia e no tribunal. No caso dele, como tem foro privilegiado, vai ser no tribunal. Já assinei procuração e até o fim da tarde vou fazer uma interpelação judicial para que ele apresente provas da acusação que me fez. Ele, que já tem 12 ações no Supremo, talvez tenha a décima terceira” – afirmou o deputado, nesta quinta-feira.
Lorenzoni negou qualquer recebimento de dinheiro de caixa dois e disse ao GLOBO que nas últimas quatro eleições que concorreu abriu os sigilos fiscal e bancário às autoridades.
SIGILO ABERTO – “- As nossas biografias são autoexplicativas, é só comparar. Essa foi a quarta eleição em sequência que disputei com meu sigilo fiscal e bancário aberto para as autoridades. Faço isso na rotina, duvido que ele possa fazer” – alfinetou.
O deputado acredita ter despertado a ira do presidente do Senado nesta quarta-feira, quando Renan tentava votar a urgência do pacote anticorrupção para apreciar o mérito ainda ontem, o que foi derrotado pela maioria dos senadores. Lorenzoni foi ao plenário do Senado e conversou com vários senadores, na tentativa de dissuadi-los de aprovar a urgência. Segundo Lorenzoni, Renan queria fazer votação simbólica, mas a votação nominal inibiu os senadores.
“Ele deve ter me visto ontem, quando comecei a falar para os senadores meus amigos, Caiado, Randolfe, Ana Amelia, Ferraço, Lasier, e todos começaram a impedir que houvesse votação ontem simbolicamente, como ele queria, e na nominal ele perdeu. Talvez tenha ficado muito bravo porque viu que eu estava lá trabalhando para impedir que essa barbaridade acontecesse”, salientou.
CARTA NA MANGA – Para o deputado, Renan queria chegar ao dia do julgamento em que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma “carta na manga”, mas chegou “nu com a mão no bolso”.
Além de chamar Lorenzoni de Onyx “Lorenzetti”, ao dizer que ele tinha nome de marca de chuveiro, o presidente do Senado ironizou o fato de a Câmara não ter aprovado o chamado teste de integridade, afirmando que o deputado poderia ter se beneficiado do instrumento para dizer que nunca recebera dinheiro de caixa dois de empresas de armas, fortes no Rio Grande do Sul.
“Antes de encerrar, eu queria dizer apenas que não houve aqui agressão ao Relator da matéria na Câmara dos Deputados, ao Onyx Lorenzetti. Parece nome de chuveiro, mas não é nome de chuveiro” – disse Renan aos demais senadores.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A piada do chuveiro foi boa, mas Renan acabou levando uma ducha fria do deputado, que é um homem digno, defende suas ideias abertamente e está construindo uma biografia, enquanto o senador se ocupa em preencher uma extensa folha corrida. (C.N.)

02 de dezembro de 2016
Leticia Fernandes
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário