"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

DELAÇÃO DA ODEBRECHT AVANÇA E O JUIZ MORO ATÉ JÁ SUSPENDEU UMA AÇÃO PENAL


Moro aguardará a delação, para só depois julgar o processo

















O juiz Sergio Moro suspendeu por 30 dias a tramitação da segunda ação penal que envolve a empreiteira Odebrecht, sob o argumento de que “estaria em andamento a negociação de alguma espécie de acordo de colaboração entre as partes”. A decisão confirma a informação adiantada pela Folha de que as tratativas de um acordo de delação entre a empreiteira e a Procuradoria-Geral da República estão avançadas.
No último dia 25, a Odebrecht e o Ministério Público Federal assinaram o documento que formaliza a negociação de delação premiada e de leniência da empreiteira no âmbito da Operação Lava Jato. As conversas já vinham ocorrendo há alguns meses.
A expectativa é que a empresa detalhe o financiamento de campanhas recentes com as quais colaborou – como as de Dilma Rousseff a presidente da República e Michel Temer vice e a de Aécio Neves a presidente, em 2014.
SÍTIO EM ATIBAIA
O sítio que Lula frequenta em Atibaia (SP) também deve ser objeto da delação. A empreiteira financiou parte da reforma do imóvel e poderá falar da negociação para realizar as obras.
Há três ações penais em envolvendo a empreiteira na Lava Jato. Em uma delas Marcelo Odebrecht, que está preso, foi condenado a 19 anos de prisão.
A segunda foi suspensa por 30 dias nesta quarta (1º) e a terceira, ligada à fase Xepa da Lava Jato, investiga um departamento da empresa dedicado a pagamentos de propina.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A matéria da Folha esqueceu dois detalhes importantíssimos: 1) a delação da Odebrecht vai revelar como empresa financiava o Instituto Lula através do pagamento de palestras que jamais foram realizadas; 2) os novos depoimentos também demonstrarão como funcionou o esquema de corrupção no BNDES, pois 70% dos financiamentos a empresas brasileiras que atuam no exterior foram direcionados à Odebrecht. O ex-presidente Lula já sabe que não tem escapatória, por isso está tão deprimido e sumiu do mapa(C.N.)


02 de junho de 2016
Bela Megale
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário