"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de outubro de 2015

OS DEJETOS DA ALMA HUMANA



 


Há já muitos anos, tive acesso a uma pesquisa realizada em um país europeu sobre o “banheiro ideal”. Nada muito filosófico, apenas a manifestação de interesse de um fabricante de louças sanitárias.

Para tornar a pesquisa um pouco menos burocrática e um pouco mais elucidativa para o cliente, os pesquisadores propunham que os participantes não apenas falassem sobre seus desejos e necessidades, mas que também desenhassem o ambiente de seus sonhos. Esperavam com isso encontrar indicações de materiais, texturas, acessórios e detalhes estéticos que se associassem com a sensação de satisfação para eventuais usuários. Os resultados obtidos, porém, ultrapassaram em muito as expectativas dos próprios pesquisadores.



Descobriu-se a existência de dois grupos principais de consumidores: o primeiro, que bem poderia ser chamado de adeptos do encapsulamento, visualizava um ambiente sanitário total ou parcialmente blindado para evitar a proliferação de maus odores. Para isso, valiam-se de muitas divisórias, paredes lisas e, se possível, metálicas ou de vidro para evitar a retenção de bactérias causadoras de cheiro, além de manifestarem a expectativa de que se criasse alguma forma de tratamento químico para a eliminação de fungos, germes e bactérias.

O segundo grupo caminhava em direção diametralmente oposta: idealizava uma ambientação o mais próximo possível da de um jardim interno. Esmeravam-se na concepção de detalhes, como a introdução de uma profusão de plantas e flores, amplas janelas basculantes; também não manifestavam qualquer oposição à ideia de intercomunicação do ambiente propriamente sanitário com o do banho. Aparentemente, os participantes desse segundo grupo apostavam todas as suas fichas na crença de que a circulação sem obstáculos do ar e a presença de filtros naturais, como as plantas naturais e flores, seriam suficientes para garantir proteção contra odores e germes inoportunos.



Ao me deter na análise dos resultados da pesquisa, minha primeira reação foi a de atribuir ao primeiro grupo o credo comportamental típico dos europeus, onde os banheiros mais se parecem com armários; o segundo grupo, pensei, estaria mais próximo das crenças e anseios dos nativos de terras tropicais. Pura tergiversação para não enxergar o cerne da questão.

Refletindo um pouco mais sobre essas estratégias, não pude me furtar ao desejo de estabelecer uma analogia com a forma pela qual nós humanos lidamos universalmente com nossos dejetos psíquicos. Inveja, rancor, ressentimento, orgulho, vaidade e suas derivações discriminatórias são frequentadores mais ou menos habituais de nosso mundo interior, não há como negar. Todo mundo já passou um dia pela experiência de ver germinar uma erva daninha em seu ambiente psíquico, a despeito de todos os esforços conscientes para erradicá-la. Nossa luta interior mais ferrenha, porém, é no sentido de evitar o constrangimento de eventuais “vazamentos”.



Acredito sinceramente que o problema não está em admitir a existência desses malfeitores em nossa alma. Está, a meu ver, na forma como acreditamos poder combatê-los. Há pessoas que optam por mantê-los sob rígido controle racional, obrigando-os a viver em masmorras escuras e sem comunicação com o exterior. Se e quando esses invasores conseguem escapar, um verdadeiro tsunami emocional varre a vida dessas pessoas. Certa feita presenciei, durante uma sessão de psicoterapia em grupo, uma participante colocando para fora pela primeira vez todo o ódio contido em seu peito por décadas. Quando terminou de falar, entrou em choro convulsivo e todo seu corpo passou a exalar um forte cheiro de camarão estragado. Era o odor pútrido da emoção estagnada. Tão logo ele se dissipou, o semblante da mulher iluminou-se como que por encanto e ela parecia ter renascido em meio a um jardim florido depois de uma tempestade. Cheirava a terra úmida.



Não é impossível também encontrar pessoas que não hesitam em ventilar seus conteúdos emocionais negativos caso a ocasião propícia surja. Não estou falando daquelas pessoas sem papas na língua, que despejam suas verdades íntimas sem pudor e até com um toque de exibicionismo. Refiro-me às raras pessoas que escolhem confessar com transparência seus desvios de alma, fraquezas ou transgressões, quando instadas a fazê-lo. Conheço algumas que não usam de meias palavras para admiti-los e em cujos dicionários não consta a palavra culpa.

Eu adoraria poder dizer que faço parte desse pequeno e seleto agrupamento humano, mas devo admitir que não me tem sido fácil administrar as reivindicações de meus porões pessoais. Por vezes, na falta de melhor argumento, transfiro a culpa para as circunstâncias e me concedo absolvição antecipada por me dedicar à tarefa de alimentar tais monstrinhos de vez em quando.


Já descobri dolorosamente, no entanto, que varrer o problema para debaixo do tapete é uma estratégia tão perigosa quanto bloquear a válvula de segurança de uma panela de pressão para que o vapor não escape. Por outro lado, também já me dei conta de que os “sincericídios” são tão danosos socialmente quanto a própria doença que eles pretendem combater. Apontar o dedo para as sujeiras que os outros mantêm escondidas a sete palmos de sua superfície decididamente não é uma técnica eficaz de autopurificação.

04 de outubro de 2015
Myrthes Suplicy Vieira é psicóloga, escritora e tradutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário