"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A TESE DO CARTEL PODE DESMONTAR À LAVA JATO

 e, por consequência, Dilma, Lula e a organização PT ficam livres de qualquer crime

Será mesmo que uma decisão de Teori Zavascki põe a Lava Jato sob risco? Ou: A tese do cartel pode, sim, custar caro à Lava-Jato


Há certos debates que quase dão preguiça. Não que sejam desimportantes. É que tantas camadas de glacê, de incompreensão, de militantismo — às vezes, burro — vão se impondo que acaba ficando difícil definir o objeto em debate.

Já tomei muita bordoada de desinformados, de cretinos e de difamadores a soldo porque tenho contestado a tese do cartel. Ainda que tenha exposto aqui todas as leis transgredidas por empreiteiros, os bobos me acusaram de estar tentando livrar a cara deste ou daquele — como seu tivesse poder para isso… Não! Eu só não queria deixar impune o verdadeiro crime para chegar a criminosos bem mais robustos.


Não foi cartel, já disse aqui muitas vezes, mas um bem urdido esquema de extorsão, sob o comando de uma máquina pluripartidária que tinha, no entanto um comando: o do PT. Seu objetivo era assaltar a institucionalidade e o Estado de Direito. INSISTIR NO CARTEL, ADVERTI MUITAS VEZES, CORRESPONDIA A FAZER O JOGO DOS VERDADEIROS BANDIDOS.

Pois é… Nesta segunda, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos mais eloquentes da Força Tarefa, afirmou que recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o caso pode ameaçar o futuro da investigação.

Vamos ver a que ele referia. Teori Zavascki, ministro que é relator do petrolão, decidiu que suspeitas de recebimento de propina da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) não têm conexão com o aquele escândalo e devem ter relatório próprio. No sorteio, o escolhido foi Dias Toffoli

Diz o procurador:

“O que queremos mostrar é que não estamos investigando a Petrobras. Nós nem começamos a investigação por ela. Estamos desvelando a compra de apoio político-partidário pelo governo federal, por meio de propina institucionalizada nos órgãos públicos. Se não reconhecerem isso, vai ser um problema.”

Ah, eu também acho. Mas, aí, então, Carlos Fernando, a tese do que se deu na Petrobras tinha de ser outra, não a de cartel, como vocês insistem. De fato, a trilha que leva a Gleisi não passa pela Petrobras. Se o que está sendo investigado é um cartel de empreiteiras que atuou na Petrobras, a senadora petista não tem nada com isso.

Sim, ele tem razão. O que se investiga é uma máquina que se apoderou do Estado. Insistir, então, na tese do cartel é negar a verdadeira natureza do jogo e omitir o mais grave de todos os crimes: o assalto ao Estado de Direito.

O procurador revela o temor de que a decisão de Zavascki seja um precedente para que muitos casos saiam, inclusive, de Curitiba, já que não teriam uma conexão direta com a Petrobras, embora tudo faça parte da mesma e gigantesca máquina corrupta.

Duas coisas importantes: em primeiro lugar, não é bom um procurador dizer como deve agir um ministro do Supremo. Se for assim, vira a festa da uva. Em segundo lugar, se o que se investiga é um cartel de empreiteiras, como insiste a Força Tarefa, e se o caso Gleisi e outros tantos não têm relação com ele, o que se esperava que o STF fizesse?

Infelizmente, abraçar uma tese de fácil apelo e de fácil compreensão, ainda que não muito certa e, a meu ver, contrária aos fatos tem suas consequências. Zavascki deve ter se perguntado: o que o caso ocorrido no Planejamento, envolvendo Gleisi, tem a ver com o cartel de empreiteiras. E a resposta é esta: nada! E aí?

Não acho que a decisão ponha em risco a operação Lava jato. Mas é preciso definir o que está sendo investigado: é o cartel ou é a “compra de apoio político por meio da propina institucionalizada”? “Mas as duas coisas não podem ter se casado, Reinaldo?” Pode, sim.

Mas é preciso chegar ao ente que comandava a sem-vergonhice. Enquanto a tese vigente for a do cartel de empreiteiras formado para fraudar a Petrobras, os casos que tiverem conexão direta com elas ou vão para Sérgio Moro ou para Zavascki (se o foro especial for o STF). 
Se a conexão não for direta, vai para outro ministro no Supremo e pode, sim, sair das mãos de Moro. De pouco adiantou a pressão do Ministério Público: Zavascki já avisou que vai propor que a corte indique outro nome para o chamado “Eletrolão”, o sistema de corrupção que vigorou no setor elétrico.


22 de setembro de 2015
Blog do Reinaldo na Veja:
in blog do navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário