"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A "SOPA DA ELEIÇÃO" AZEDOU


Uma vitória de moralidade eleitoral em nosso país. Até que enfim, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o financiamento de empresas a partidos políticos e a políticos. Parabéns!

A mamata aprovada no Congresso Nacional que permitia as doações de empresas até o limite de R$20 milhões, agora, os felizardos vão se consolar com chupeta sem bico, sugando simplesmente o vento.

Uma decisão do Supremo Federal, bem tomada que deveria há muito tempo ter ocorrida. As costumeiras doações abriram caminho para o vício do afamado Lava-Jato, empesteando o sistema eleitoral pátrio.

É cediço, portanto, de conhecimento geral dos brasileiros que os partidos políticos, de posse da “bolada” viciada sempre elegeram a clã, filhos, netos e apadrinhados, uma dinastia política, não tendo oportunidade de se eleger pessoas de valor intelectual e de bons serviços prestados à nação tupiniquim.

Não é incomum em época de eleições presidente de partido – toda regra há sua exceção – em briga com candidatos aliados cada um querendo uma fatia das doações ficando a maior parte para a “raposa velha”,presidente da agremiação.

Não existe um candidato melhor que o outro desde quando ele está no gozo de seus direitos políticos.

Hoje, com a evolução da mídia há facilidade de se divulgar os nomes dos pretensos candidatos, e, acreditamos que a campanha eleitoral doravante deveria ser de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os partidos políticos enviariam para o TRE a relação dos candidatos com os respectivos perfis, não havendo dessa maneira distinção entrepartidos A ou B, não importando se tenha maior ou menor número deputados ou senadores, considerados assim todos no mesmo patamar.

Evidentemente, os representantes partidários permaneceriam em sintonia com o TRE, impetrando recursos quando necessários para o órgão máximo da Justiça Eleitoral.

Creio, salvo melhor juízo, se o processo eleitoral assim fosse feito, acabaria com os “urubus” atanazando as empresas – que se tornam também cúmplices-atrás de dinheiro para se eleger, e, consequentemente os eleitores deixariam de ser palhaços, votando em certos elementos nocivos que vendem a alma democrática, comprometendo-se desse modo com as imposições, rezando na cartilha dos empresários, dando, então, para os bobos eleitores aquilo que o macaco mais gosta!?

A “sopa da eleição” está azedada! Conforme-se com a chupeta sem bico!


22 de setembro de 2015
Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte – Escritor – Bel. em Direito Membro da Academia Juazeirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário