"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

UM RATO FALANDO DE OUTRO




Em 2001, campanha do PT usava ratos para denunciar na TV o PSDB

Diagnósticos certos muitas vezes deixam impressões falsas, disse Sergio Porto, na pele de Stanislaw Ponte Preta. Em maio de 2001, o PT e o marqueteiro Duda Mendonça anunciavam seu casamento e divulgavam a campanha “Xô Corrupção”, criada pelo publicitário. Duda dizia haver recebido, há 14 anos, R$ 280 mil do PT para produzir os comerciais de TV e rádio, além de material gráfico. 
No ano seguinte, faria a campanha que levou Lula à Presidência, ganharia R$ 11 milhões e terminaria como réu do Mensalão, acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, mais tarde absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.

Na campanha de 2001, os políticos eram associados a ratos, e o PT, a ratoeira destinada a eliminá-los. A campanha surgia porque a base tucana do presidente Fernando Henrique Cardoso resolvera arquivar a CPI da Corrupção.

Na inserção de 1 minuto, ratos aparecem roendo a bandeira brasileira. Ao fundo, a trilha lembra vagamente o Hino Nacional. Enquanto os ratos disputam um pedaço da bandeira, escuta-se o locutor dizendo: “Ou a gente acaba com eles ou eles acabam com o Brasil. Xô Corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro”.

“É uma campanha séria, forte e até mesmo chocante”, afirmou Mendonça. “Mas o momento também é sério, forte e chocante.” “Lamentavelmente os tucanos escreveram uma das páginas mais nefastas da história do Brasil”, afirmou o então presidente do PT, José Dirceu, referindo-se a operação “abafa” para o arquivamento da CPI da Corrupção. “Nunca houve nada parecido.”

O JOGO VIROU…

Mais de uma dezena de anos depois, o nada parecido se tornou mais assombroso. Dirceu foi condenado, preso e ainda tem de explicar embolsos milionários de supostas consultorias a empresas. O PT deve amargar longo exílio do poder a partir das próximas eleições, a se julgar pelas taxas de rejeição ao partido.

Aqueles que abafaram a CPI da Corrupção em 2001 estão saboreando a pressão das ruas agora. O PMDB está onde sempre esteve: no poder.

O problema mais grave, de fundo, permanece. A corrupção, de um modo ou de outro, está entranhada na política nacional. Agora mais do que antes ou mais exposta do que antes. Não importa. Os ratos são os mesmos e não chegaram ontem a Brasil. Uns estão falando dos outros sem poder esconder o rabo.

13 de abril de 2015
Plínio Fraga 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário