"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A ONDA AÉCIO SEGUE O SEU CURSO E DESEMBOCARÁ NAS URNAS NESTE SEGUNDO TURNO.

IBOPE E DATAFOLHA COINCIDEM NOS NÚMEROS. PARECE ATÉ QUE COMBINARAM.
 
https://www.youtube.com/watch?v=Mcwp7GRao4w&feature=player_embedded
 
 Recomendo que vejam este ótimo programa da TVeja, com apresentação de Joice Hasselmann e participação como debatedores os jornalistas e colunistas de Veja, José Roberto Guzzo e Augusto Nunes e o editor executivo do site de Veja, jornalista Carlos Graieb.

O assunto, evidentemente, se refere ao segundo turno eleitoral, com destaque para uma análise dos últimos números das pesquisas de Ibope e DataFolha, divulgados na noite desta quarta-feira que, coincidentemente, expressam os mesmos resultados: Aécio Neves liderando com 51% e Dilma com 49%. Alegam os institutos que teoriamente há um empate técnico.

No primeiro turno nem de longe as pesquisas identificaram a onda Aécio que se agigantou, superou as expectativas mais otimistas e hoje o tucano corre na frente com amplas e inegáveis possibilidades de vencer a eleição presidencial. Se a eleição fosse hoje, com 50% mais um dos votos, Aécio estaria eleito segundo os números do Ibope e DataFolha.

Além desse aspecto referente à corrida eleitoral, os jornalistas de Veja, fazem uma análise ampla de todo o processo político em curso sobre o qual incide um turbilhão de denúncias com destaque à fabulosa roubalheira na Petrobras que subiu à tona e se esparramou sobre o território brasileiro depois que Paulinho do Lula e Beto, o operador técnico das mutretas, designado como 'doleiro', deram com a língua nos dentes na dita delação premiada.

Segundo os analistas, nenhum brasileiro ignora o que ocorreu, haja vista que a grande impressa reverberou o episódio, sobre tudo o recordista de audiência da televisão Jornal Nacional, sem falar nas redes sociais na internet. Enfim, a roubalheira, designada de forma mais asséptica como sendo corrupção, e realmente é, está na cabeça e na boca do povo. Seria completamente descabido pensar que a maioria dos brasileiros é conivente com as roubalheiras do PT. Por muito menos Collor sofreu impeachment, não é?

De minha parte, devo assinalar que tudo isso que explodiu como uma bomba de lama fétida sobre a população brasileira definirá, sim, em boa medida, os votos neste segundo turno e a maioria dos eleitores punirá o PT severamente. Isso significa que a tendência da onda Aécio seguirá seu curso discretamente desembocando nas urnas com todo o vigor. O ciclo do PT se esgotará no dia 26 de outubro.
 
16 de outubro de 2014
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário