"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MAU JORNALISMO



O apresentador William Bonner, ao referir-se às críticas provenientes do seu trabalho por ocasião das entrevistas com os presidenciáveis no JN, vindas de todos os lados pelas redes sociais, e aos comentários de simpatizantes, cada um opinando que seu candidato esteve, ao longo do programa, mais desfavorecido que o outro, declarou que "..falta respeito aos que usam o espaço de comentários de uma foto (em uma rede social na internet) para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista". 

Posicionamento razoável quanto à falta de respeito de alguns internautas. 
Mas afirmar que o conteúdo de seu trabalho e de sua parceira Patrícia Poeta foi eminentemente jornalístico é improcedente, uma vez que jornalistas que se prezam atuam de forma bem diferente de inquisidores, imagem que mais se aproximou do comportamento da dupla de apresentadores, amplamente evidenciada pela atitude de ambos ao darem nenhuma importância às respostas dos candidatos, já que se tratava, salvo melhor juízo, de entrevista interativa. 

Uma aula de mau jornalismo.

26 de agosto de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado

Nenhum comentário:

Postar um comentário