"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Investidores avaliam que "guerra" contra Santander pode vazar provas sobre problemas na Petrobras

A revanche com ares de ira marciana de Lula da Silva e Dilma Rousseff contra o Banco Santander representa o risco de se transformar em um dos maiores tiros pela culatra já dados pelos petistas desesperados com o risco concreto de perderem a reeleição. O banco espanhol, controlado pelos britânicos, tem a memória financeira daquilo que investidores apostam ser um dos mais graves problemas na Petrobras: as aplicações de mais de US$ 7 bilhões no fundo BB Millenium 6, que viraram pó, e podem se transformar em alvo de uma ação judicial na corte de Nova York. O pânico toma conta do PTitanic, na beira do abismo rumo às profundezas abissais.

Investidores apostam que a alta direção mundial do Santander sabe absolutamente de tudo que aconteceu na Petrobras, nas gestões Lula e Dilma. Fábio Barbosa, ex-presidente do banco no Brasil e hoje dirigente do Grupo Abril, foi membro do Conselho de Administração da Petrobras, na estranha qualidade de “representante dos acionistas minoritários”. O Santander foi o gestor do fundo Vênus – uma aplicação que também foi alvo de investigação da Comissão de Valores Mobiliários, mas acabou arquivada, como tantas outras queixas de investidores contra a falta de transparência em negócios da Petrobras.

Se a briga entre o governo e o Santander não for estancada, pode sobrar para a turma da Petrobras – segundo avaliação de vários investidores da companhia. A tendência é que vigore a tática de colocar panos quentes no conflito gerado pelo relatório que relacionava a melhora das intenções de voto em Dilma com o risco de “piora” econômica do Brasil. O sinal de paz foi dado pelo presidente mundial do Santander. Emilio Botín confirmou ontem que demitiu a responsável pelo estudo. Não citou o nome da prejudicada, em comunicado lacônico e complicado de entender:  “A pessoa foi demitida porque o banco, advertido, disse que tinha que ser demitida antes”.

Mais focado ontem no encontro mundial de reitores, que vai alavancar o super empreendimento educacional do Santander, e menos preocupado com as ameaças do governo Dilma contra o banco, Emilio Botín até chegou a fazer uma média com o ex-Presidente Lula, que vociferou broncas contra o banco: “O presidente Lula é muito amigo meu, e para ele só tenho elogios”. O “amigo” Lula tinha reclamado que: “Não tem nenhum lugar do mundo em que o Santander esteja ganhando mais dinheiro do que no Brasil. Aqui ele ganha mais do que em Nova York, mais do que em Londres, do que em Pequim, Paris, Madri, Barcelona”.

O governo não deve atrapalhar o Santander em sua estratégia de ganhar dinheiro no Brasil. Caso queira dar uma de marciano contra o banco espanhol, detalhes incômodos sobre o fundo venusiano e o BB Millenuim 6 podem emergir do esgoto das profundezas abissais da impunidade.

Mistura natural

Não deveria ser surpresa a notícia de que funcionários de vários órgãos dos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda — como Receita Federal, Tesouro Nacional, Secretarias de Acompanhamento Econômico e de Política Econômica, além da própria secretaria executiva da pasta — foram encarregados de se preparar a candidata-presidenta Dilma Rousseff para o debate eleitoral que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fará com os três principais candidatos a presidente da República.

A tal “consultoria pública”, a partir de uma ordem que teria partido do comitê de campanha da Dilma, foi criticada pelo presidenciável tucano Aécio Neves, que deveria também valer como uma crítica Fernando Henrique Cardoso, o “pai da reeleição”:

“Se eu já tinha muitas dúvidas sobre a reeleição, esse tipo de ação do governo ajuda a desmoralizar ainda mais o instituto da reeleição — disse Aécio, que complementou: — Essa é mais uma demonstração do governo do PT de não separar a coisa pública da partidária. Antes os ministros tinham certo puder, não faziam campanha na hora do trabalho. Agora estão fazendo campanha full time e agora os técnicos do governo também estão sendo vinculados à campanha eleitoral”.

Censura denunciada

Recado do economista Felipe Miranda, sócio da consultoria brasileira Empiricus Research, inconstitucionalmente censurado pelo TSE, em entrevista à Infomoney:


“O que você viu com o Santander e com a gente foi uma censura muito grave. Agora os bancos, em geral, já estão adotando novos procedimentos para se relacionar com seus clientes a respeito de eleições. Então a liberdade de expressão já está prejudicada gravemente. Isso é algo muito sério e preocupante para o nosso País”.

Quem ainda não viu o texto “O Fim do Brasil” pode conferir no link, com áudio para facilitar a compreensão da leitura:
http://www.empiricus.com.br/video-ofimdobrasilpopup/

Bobagem eletrizante?

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tomalsquim, será o responsável por cuidar das propostas para setor de energia na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Engraçado é que os petistas garantem que ele fará isto apenas nos finais de semana e depois do horário do expediente, mantendo-se no comando da EPE.

Vai trabalhar junto com Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte, que é irmão do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (que anda meio sumido do noticiário).

Tomalsquim participou na montagem do novo modelo do setor elétrico nacional – este mesmo que tem dado problemas e prejuízos aos investidores.

No FMI é mais embaixo...

Precisa de mais alguma prova de que a Oligarquia Financeira Transnacional quer derrotar o PT?

A turma de Dilma e Guido Mantega ficaram PTs da vida com a crítica feita ontem pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde:

“É verdade que temos revisado para baixo nossas projeções para o Brasil e é verdade que todos temos reiterado as mesmas fortes recomendações para que reformas estruturais sejam feitas, gargalos sejam reduzidos na economia e que o potencial, a capacidade de o Brasil entregar crescimento seja liberada. E isso não vem sendo feito”.
Especialistas em terrorismo

Atenção, "oposição"

Um leitor do Alerta Total apresentou uma interessante sugestão para ser utilizada pela oposição ao questionar Dilma nestes tempos de campanha. É a seguinte a íntegra de sua mensagem:

“Assistindo ao Jornal da Band desta terça-feira (29), fiquei sensibilizado com a aflitiva situação de mães que ficaram sem ter onde deixar seus filhos depois do fechamento de uma creche em São Paulo.

Conforme informou o jornalista Boris Casoy, ‘A falta de creches é um problema enfrentado por milhares de mães em todo o país. Sem ter onde deixar os filhos, muitas são obrigadas a parar de trabalhar. Em São Paulo, 110 mil crianças de até três anos estão à espera de uma vaga.’
Lembrando-me que uma das principais promessas de Dilma na campanha das eleições em que saiu vitoriosa foi a abertura de vagas em creche, fui pesquisar o assunto em um site de busca.

Entre diversas outras coisas, encontrei no Estadão de 17 de dezembro de 2012 a matéria ‘Dilma promete 6 mil creches, mas entrega 7”. Na matéria, se lê: ‘A presidente Dilma Rousseff prometeu entregar 6 mil creches até 2014, mas chega à metade do mandato com apenas 7 unidades prontas – uma execução abaixo de 1% - sem previsão de quando serão inauguradas novas unidades. A expectativa de quem tem urgência em matricular os filhos vira decepção.’

Serrão, acho importante que a oposição seja alertada para fazer a comparação das promessas de Dilma com as matérias citadas, cujos links se seguem   



“Oposição”, vê se toma vergonha e cobra as burradas feitas pela petralhada...

Candidata amestrada

 https://www.youtube.com/watch?v=g6NElgdeGfk&feature=player_embedded

Quem tiver estômago, confira a íntegra a entrevista da presidenta Dilma Rousseff na Sabatina Folha UOL, realizada no dia 28 de julho de 2014 no Palácio do Planalto.

A tática petista é evidente: pode perguntar o que desejar que a Dilma só responde o que e como ela quiser...

Velha lembrança...

Como diria o falecido Millôr Fernandes, em recado válido para os petistas e petralhas pressionados pela Oligarquia Financeira Transnacional:

"Pepper in the oher's asshole is refreshment"...

Rainha de Sabá?



Não era este o nome da amiga do Rei Salomão, que fez o templo...

Saia da reta



Dentro, porém fora



Autosabotagem



"Onestaldo" da Silva


                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

30 de julho de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário