"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de maio de 2014

TORNANDO-SE NOBRE


 
Mais de 100% das autoridades governamentais (já estamos incluindo os elementos que serão “promovidos” depois das eleições) acompanham a veloz escalada da violência em nosso território. Em função das medidas sociais que estão engavetadas há 3 décadas ou mais.
Nada fazem por 4 motivos básicos:
- vivem cercados por seguranças durante 24 horas;
- o caos nacional serve como trampolim eleitoral a cada 4 anos;
- 80% recebem propinas do mercado macabro de drogas e armas;
- em caso de revolta nacional integral, seus aviões estão prontos para levá-los a um país próximo para gastarem as fortunas que montaram com tal desprezo pelos seus eleitores.
Mais de 80% deste universo de autoridades apoiam os engodos montados para serem estampados nos jornais e serem exibidos em vídeos além de nossas fronteiras para mandar o seguinte recado: “prezado turista otário. Venha ao nosso país durante a copa e olimpíadas trazendo sua moeda pois os impostos extorsivos que sugamos da população local já não contentam nosso bando de dirigentes incompetentes e vorazes”.
E os tais turistas acreditam que as UPPs exterminaram os portadores das armas de fogo, quando na verdade os empurraram para localidades a 90 minutos de distância do centro de atuação regular.
Acreditam que escolas com goteiras, carteiras quebradas, professores mal pagos são instituições que preparam jovens para recebê-los com educação e conhecimento, quando na verdade muitos deles agora chefiam (armados) segmentos das quadrilhas empurradas acima.
Acreditam que UPAs sem equipamentos, sem curativos e sem equipes bem remuneradas estão prontas para atende-los em caso de acidentes em alguns estádios terminados às pressas apesar de diversos locais prestes a provocar algum acidente previsível.
Acreditam que BRTs, trens e metrô (com a 10ª parte da capacidade de qualquer país europeu) são as mágicas soluções de trânsito, quando na verdade apenas servem como depósitos de “sardinhas” espremidas e suadas durante 4 ou 5 horas por dia.
Mas não fiquem envergonhados de serem enganados por estas manchetes fantasiosas que os iludem por alguns meses. Os nativos daqui são tapeados desde quando nascem em condições precárias. Exaurem suas vidas para cobrir os gastos das mordomias que a “realeza” se concede e nem por isto se organizam para dar um basta a isto.
Nossos habitantes não se reúnem para mudar tal cenário pois suas agendas estão sempre lotadas: para acompanhar o paredão do Big Besta Brasil, programas com dançarinas desnudas, novelas pífias, shows nas praias, ensaios de escolas de samba, filas de ingressos do futebol e pintura de ruas durante a copa para representar mais uma falsa alegria a ser exibida a vocês e atrai-los em busca das meninas que sonham engravidar com vocês para tornarem-se “duquesas” e “condessas” em algum castelo medieval.

04 de maio de 2014
Haroldo P. Barboza é Professor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário