"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de abril de 2014

CPI, PETROBRAS, METRÔ E ACORDO BRASIL-EUA: TUDO A VER

 
 

Apesar da grande polêmica criada pela pretensa inclusão de investigações sobre o cartel do Metrô de São Paulo na CPI da Petrobras, todos que têm se manifestado sobre o assunto têm negligenciado – por absoluta ignorância ou desmesurada má-fé – um fato da maior importância: o compromisso (assumido pelo Brasil) de notificar as autoridades norte-americanas a respeito de investigações aqui realizadas contra cartéis cujos integrantes também atuam nos Estados Unidos.

Tal compromisso – assumido por nosso país em decorrência dos termos do Acordo Brasil-EUA para combater cartéis – foi motivo de categóricas matérias publicadas pelo Alerta Total desde agosto de 2013, como as seguintes: 

Alckmin pode processar máfia contra o metrô com base no acordo Brasil-EUA de combate aos cartéis”, “CADE é questionado sobre uso do Acordo Brasil-EUA contra Cartéis na investigação sobre Metrô de SP”, “Cartel Jabuticaba do Metrô de SP pode acabar impune – igual ao Cartel do Oxigênio contra o Exército”, “Investiguem… Mas com Moderação?” e “Carta Aberta ao presidente da OAB”.

Conforme esclarecido nas matérias acima citadas, a colaboração entre autoridades de defesa da concorrência dos dois signatários do Acordo é considerada fundamental no combate a cartéis formados por transnacionais que atuam nos dois países. E tal colaboração deve ser iniciada pela notificação sobre as investigações aqui realizadas, em concordância com o previsto no Acordo.

Obviamente, soa falsa qualquer declaração de intenção de aprofundamento das investigações sobre citado cartel que não contemple a troca de informações com nosso parceiro no Acordo.

Antes que se conclua de maneira precipitada que o Brasil está descumprindo deliberadamente o Acordo por não notificar os Estados Unidos a respeito das investigações aqui realizadas contra o cartel do Metrô de São Paulo, é conveniente assistir os vídeos cujos links se seguem:

 (O cartel do Metrô de São Paulo e o Acordo Brasil-EUA para combater cartéis – Parte 1)

(O cartel do Metrô de São Paulo e o Acordo Brasil-EUA para combater cartéis – Parte 2)
 
12 de abril de 2014
João Vinhosa é Engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário