"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ROMBO NA CONAB PODE CHEGAR A R$ 200 MILHÕES

Braço do Ministério da Agricultura, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), loteada entre PT e PMDB, tem um rombo de R$ 200 milhões em contratos fraudulentos.
Foi a Controladoria Geral da União (CGU) quem alertou, em reuniões no fim de Outubro com a direção da companhia, e após a operação Agro-Fantasma da PF que cercou diretores.
A suspeita vem de desvios no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos na região Sul, terra do diretor de Políticas Agrícolas, Silvio Porto.

Na moita. Ex-vereador, Sílvio Porto foi indiciado mas ainda está no cargo. É apadrinhado pelo PT gaúcho, e pelos ministros Pepe Vargas e Gilberto Carvalho.

Tá bom… A Conab explica que iniciou parceria com a CGU em Agosto para ‘estratégias de treinamento’. Mas.. em Setembro veio a operação da PF baseada na lupa da CGU.

No leite derramado. A situação na Conab é tão ruim que a CGU iniciou dia 6 de Novembro curso de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para dar ‘eficiência nas contratações públicas’.

Desabafo. Em Setembro, antes da operação da PF, o presidente da Conab, Rubens Santos, alertou em carta-desabafo a diretores para a quebra da estatal. A Coluna revelou o conteúdo.

25 de novembro de 2013
Leandro
Coluna Esplanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário