A corrupção e o roubo não são propriedade de políticos. Muitos brasileiros com contas fantasmas em bancos situados nos paraísos fiscais demonstram que a corrupção é sistêmica. Fico imaginando quantos destes “ainda desconhecidos ricos” chamam os outros de corruptos. Diante dessa situação, se quisermos um país melhor, teremos de cobrar muitas operações tipo Lava Jato.
É interessante notar que até agora que nenhum candidato assumiu e divulgou propostas para prestigiar a força-tarefa da Lava Jato, composta por Polícia Federal, Ministério Público e Receita, para continuar limpando a sujeira que empesteia o país. Há propostas pingadas, localizadas, mas nada que se pareça com um projeto de ação duradoura.
OS JUÍZES AGEM – O Grupo Palavra de Juiz, formado por mais de 2 mil magistrados que discutem em rede temas sobre o Judiciário, distribuiu moção de apoio aos juízes federais que atuam no julgamento de crimes do colarinho branco, em especial nas ações da Operação Lava Jato. E aqui vai minha indignação: os juízes se levantam e o povo, por onde andará?
Alguns chegaram a criticar este manifesto, dizendo que é uma luta do corporativismo do Judiciário, para valorização interna. Até pode ser, mas é uma iniciativa aproveitável para as causas do interesse nacional. Mas será que o povo sabe o que está acontecendo? Será que consegue enxergar aquilo em que deixou transformarem seu país? Será que não tem esperanças? Será que não acredita mais em nada? Será que ainda tem alguma indignação?
O perigo é que as eleições podem, simplesmente, dar continuidade à bagunça geral. Ah, povo… Será que um dia acordarás e ainda encontrarás algo por que lutar?
06 de maio de 2018
Antonio Carlos Fallavena
Nenhum comentário:
Postar um comentário