"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Delação de Palocci dana Lula e joga Lava Jato sobre bancos e fundos de investimento imobiliários



Além de ferrar definitivamente com Luiz Inácio Lula da Silva, a quase certa delação premiada de Antônio Palocci Filho tende a ser danosa para alguns setores que ainda não experimentaram os rigores da Lava Jato. O ex-ministro da Fazenda e bem-remunerado consultor empresarial pode revelar segredos sobre como funcionava e quem operava a lavagem de dinheiro com doleiros em grandes bancos daqui e de fora. Palocci também pode explicar como os grandes fundos imobiliários também serviram de esquentação da grana desviada nos negócios das empreiteiras com “estatais” – que pagavam altas propinas a políticos.

Nenhuma novidade que Palocci possa colocar na roda do inferno o sistema financeiro tupiniquim. Ninguém desvia bilhões de dólares da economia nacional e das empresas estatais, levando a grana roubada embaixo do braço, na cueca ou em malas. Doleiros só agem se passarem pelos bancos daqui e lá de fora. É isso que a Lava Jato ainda precisa apurar e revelar detalhadamente: como acontece, de verdade, o esquema que lava e esquenta dinheiro? Quem são os personagens que fazem a “viagem” de verdinhas que vão e voltam “repatriados legalmente” ou através de simulacros de “Investimentos Diretos Estrangeiros”.

Outro ponto que merece uma apuração com lupa é como e de onde surgiu tanto dinheiro para irrigar Fundos de Investimentos Imobiliários. É fácil suspeitar que muito recurso ilícito foi usado para bancar obras. Nas grandes cidades, vários terrenos são incorporados da noite para o dia, prédios comerciais e residenciais (principalmente de alto padrão) são erguidos rapidamente, sem que haja demanda efetiva. A oferta de imóveis aumenta sem explicação lógica.

O fato grave é que os bancos – principalmente a Caixa - financiam esta farra que alimenta uma vergonhosa especulação imobiliária, nos últimos dez anos. O preço do metro quadrado atinge valores irreais. Temos uma bolha imobiliária? Em teoria sim, mas na prática, não. Muita grana roubada lá fora retornará, em breve, para ser esquentada, na aquisição, a qualquer preço, de preferência bem alto, dos imóveis construídos em excesso. Quem se ferra é o brasileiro honesto que não consegue recursos, facilmente, para adquirir a casa própria.

São tantas frentes ainda a serem investigadas que seria necessário criar dezenas de “forças tarefas” do Ministério Público Federal, junto com Receita Federal, Polícia Federal, COAF e outros aparelhos de repressão policial-fiscal. Seria fundamental uma outra varredura, com ultra-lupa, dos acordos fechados via Lei de Repatriação. Sabe-se que muitos parentes de políticos conseguiram, pela via judicial, permissão para aderir ao sistema. A grana deles, provavelmente não-declarada por ser fruto de corrupção, retornou esquentadinha para “investimentos” em Bruzundanga.

O mais irônico é que o dinheiro roubado em reais foi levado para fora, virando dólar, euro ou franco suíço. A bandidagem ainda lucrou com a variação cambial. Por isso tem canalha torcendo para que o irreal Real sofra sucessivas desvalorizações. Quanto pior, melhor para eles, na hora em que começar, de verdade, o programa de privatizações, concessões, parcerias-público-privadas e outros excelentes negócios que o governo Michel Temer promoverá, a preço de banana.

Os grandes ladrões estão com a vida ganha para várias gerações futuras, enquanto a maioria do povo brasileiro sobrevive, como pode, à maior recessão da História. Eis o esquema do crime perfeito e compensador na Pátria da Corrupção Institucionalizada e Sistêmica. O único azar da bandidagem é que a maioria da população está de saco totalmente cheio, e pode reagir, violentamente, contra os lixos da politicagem e seus malditos herdeiros.

Lava Voto?



Tudo como dantes

A polêmica Lei de Abuso de Autoridade, do jeito que está sendo aprovada, cria mais um aparato legal inútil – sem novidades em relação à legislação em vigor.

A legislação montada por Renan Calheiros e relatada por Roberto Requião foi amenizada por proposta de Antonio Anastásia.

Magistrados e o promotores judiciais respiram aliviados...

Armação legislativa

Outra jogada para a galera foi o começo do fim do absurdo foro privilegiado, através da aceleração na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 10/2013) – que nem estava na pauta do Senado.

Em breve, os políticos com mandato e as autoridades que cometeram crimes comuns serão julgados a partir da primeira instância de seus estados.

A politicalha descobriu que é melhor assim, do que ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça, já que será mais lento ainda o trâmite, graças aos quase infindáveis recursos, até o famoso “trânsito em julgado”.

Resultado previsível de tal manobra: muitos condenados nas lavas jatos da vida poderão disputar a próxima eleição sem ser perturbado pela Lei da Ficha Limpa...

Passa tudo

A base aliada a Michel Temer aprovou a parte principal da Reforma Trabalhista.

O mesmo deve acontecer com a Reforma da Previdência.

Depois, o prêmio virá em cargos ou na hora dos grandes negócios que o governo viabilizará.

Encontro assustado

O casal Sérgio Cabral Filho e Adriana Ancelmo volta a se encontrar nesta quinta-feira.

O azar deles é que o encontro, na gelada Curitiba, tem caráter nada romântico.

Ambos prestarão depoimentos, a partir das 14 horas, ao juiz Sérgio Moro no processo sobre desvios no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

Cabralzinho já levou um mega susto ontem, porque o avião da Polícia Federal que o levava para Curitiba sofreu uma pane e teve de retornar ao Rio de Janeiro...

Guerra Civil

Do jurista Antônio José Ribas Paiva, mais um alerta ao povo brasileiro:

A esquerda desmascarada no roubo e na traição à Pátria está tentando mobilizar forças, para conflagrar o Brasil.

Ambição 10, patriotismo zero.

Solução? INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL JÁ!!!

Idosos denunciam violação de seus direitos

Adeus, Chagas



O corpo do jornalista e maçom Carlos Chagas será velado nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, na capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, na Aza Sul, em Brasília.

O sepultamento está marcado para às 16h 30min.

Chagas deixou um grande legado ao jornalismo brasileiro, e isto vale para a eternidade.

Símbolo de Onestidade




Dia 10 de maio, às 14 horas, tem Lula lá sentando na 13ª Vara do Sérgio Moro...

Sem Coração

Do criativo publicitário Zeca Borges, via Facebook, um conselho muito valioso:

“Se você precisar de um transplante, consiga o coração de um banqueiro. Nunca foi usado”....

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


27 de abril de 2017
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário