"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

MANOBRA DA OPERAÇÃO ABAFA ANISTIA ATÉ MESMO PROPINAS, ACREDITE SE QUISER




Resultado de imagem para lista da odebrecht charges
Charge do Tacho, reprodução do Jornal NH
Emenda discutida nesta quarta-feira por líderes com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai além da dita anistia do caixa dois. O texto que boa parte dos líderes defende que seja incluído no projeto das 10 medidas contra corrupção se estende a qualquer crime que esteja vinculado a doação legal ou ilegal. A proposta é tão polêmica que, hoje, um dos líderes que está com Rodrigo Maia já avaliava que a emenda deveria ser deixada de lado para que o plenário apenas corrija pontos do texto aprovado na madrugada de hoje na comissão especial.
“Não será punível nas esferas penal, civil e eleitoral, doação contabilizada, não contabilizada ou não declarada, omitida ou ocultada de bens, valores ou serviços, para financiamento de atividade político-partidária ou eleitoral, realizada até a data da publicação dessa lei”, diz o texto que ainda não tem dono.
CRIMES ANISTIADOS – Na operação Lava-Jato, os delatores têm dito que pagaram doações registradas ou não como forma de propina a partir de contratos com a Petrobras. E o texto da emenda diz expressamente que estas doações não poderão ser punidas nas esferas criminal, civil e eleitoral.
Após horas de reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, o vice-líder do PT, Vicente Cândido (SP), contou, na madrugada desta quinta-feira, que o texto aprovado pela comissão especial será rejeitado “na íntegra” em plenário e será apresentado um substitutivo modificando quase todo o relatório de Ônyx Lorenzoni (DEM-RS).
MAIA É CONIVENTE – Nesta quinta-feira, ao chegar na Câmara, Rodrigo Maia reafirmou a intenção de votar o projeto das dez medidas de combate à corrupção ainda hoje no plenário. Mas se fala na possibilidade de adiar a votação para a próxima semana. Maia disse que o texto que vai tratar do crime de caixa 2 será decidido pelo plenário, mas negou anistia e garantiu que outros crimes correlatos ao caixa 2 – corrupção passiva, ativa, peculato – não serão anistiados pelos deputados. Quarta-feira, no entanto, em almoço na casa de Rodrigo Maia foi discutido o texto da emenda que anistia outros crimes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O texto pretendido pelos articuladores da Operação Abafa anistia até propinas. Basta que o réu alegue que as propinas foram usadas para financiar a campanha ou mesmo suas atividades políticas. E la nave va, cada vez mais criminosamente. (C.N.)


25 de novembro de 2016
Isabel Braga
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário