"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

GEDDEL SE EMPENHAVA PELA EDIFÍCIO "LA VUE" ANTES MESMO DE COMPRAR APARTAMENTO

Resultado de imagem para marcos mariani

No Twitter, Geddel já aparecia defendendo a obra contestada

O ministro Geddel Vieira Lima começou a defender a construção do edifício “La Vue”, em Salvador, mesmo sem aparecer na lista de compradores de um dos apartamentos do empreendimento. Em 10 de junho de 2015, o ministro da Secretaria de Governo já usava o Twitter para reclamar que vereadores tentavam barrar a obra. Três meses depois, em 16 de setembro daquele ano, o nome do ministro não estava relacionado a qualquer unidade do prédio. Procurado, Geddel não informou quando nem em que condições comprou o imóvel.
Os futuros proprietários de apartamentos se reuniram naquele dia na assembleia de constituição do condomínio. Fazem parte da lista, disponível no 2º Registro de Títulos e Documentos de Salvador, pessoas físicas e jurídicas que compraram ou assinaram com a construtora um instrumento particular de promessa de compra e venda de fração ideal de terreno. De 24 unidades, onze ainda estavam vazias, incluindo as localizadas nos dois últimos andares.
ATA DA REUNIÃO – Na reunião de condomínio, ficou acertado que as obras começariam em outubro daquele ano. Segundo a ata da reunião, o dono da Cosbat, Luiz Fernando Machado Costa Filho, frisou, aos donos de unidades do “Le Vue” a “importância do assessoramento de arquitetos e/ou decoradores” para a personalização de cada apartamento. Segundo registro na ata, não houve menção à necessidade de aprovar o empreendimento no Iphan pelo fato de se estar dentro de uma área de proteção do patrimônio histórico
A única unidade ligada a Geddel é a 1.101, no 11º andar, registrada em nome da Upside Empreendimentos Ltda, de propriedade de uma prima do ministro. Na Junta Comercial de Salvador, a firma está registrada em nome de João Fábio Paolilo Calazans, Luiz Felipe Vieira Lima Paolilo Calazans e Fernanda Vieira Lima Paolilo Calazans, prima de Geddel e sócia do político baiano no restaurante Al Mare, em Salvador.
TWITTER REVELADOR – Embora não tivesse nenhum contrato reconhecido pela Ladeira da Barra Empreendimento, empresa criada com a única finalidade de gerenciar o “La Vue”, Geddel deu uma declaração sobre a obra, em junho. Ao saber que alguns vereadores da oposição pretendiam fazer uma audiência pública sobre os impactos urbanísticos do empreendimento, o ministro escreveu no Twitter: “O banqueiro Marcos Marianni está assediando vereadores, pois ele se acha o dono da Ladeira da Barra”.
Controladora do Banco BBM, a família Marianni é proprietária de um imóvel do século XIX que fica nas imediações do “La Vue” e que, portanto, seria afetado pela construção do espigão.
BATALHA NA CÂMARA – O vereador Gilberto Santiago (PT) chegou a pedir a interpelação de Geddel, mas seu requerimento não foi aceito. A base governista da Câmara de Vereadores votou, duas vezes, contra a realização da audiência pública do “La Vue”. O próprio prefeito ACM Neto disse, na época, que não havia nada de errado com o prédio. Segundo Santiago, a base governista está trabalhando de novo para evitar a realização de uma reunião na Câmara sobre a obra.
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa para responder quando assumiu o compromisso de compra de um apartamento no edifício, Geddel informou que a pergunta seria encaminhada para os seus advogados e que aguardava a resposta para se posicionar. Até ontem à noite, não se pronunciou. No contato com a assessoria da Secretaria de Governo, O GLOBO relatou ainda o fato de o nome de o ministro não aparecer na lista da assembleia de constituição do condomínio de 16 de setembro de 2015, mas não houve comentário.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Este não é o primeiro empreendimento da imobiliária Cosbat que Geddel defende ardorosamente. Antes, lutou muito pela construção do Costa de España”. O fato é que as provas se avolumam contra ele, que vai apodrecendo ao vivo e a cores. É um homem muito enriquecido (ilicitamente, claro). Deveria ter juízo e sair da política, para ficar contando o vil metal, como dizia o grande compositor Belchior. Ao insistir em se expor, está aumentando as chances de ir para a cadeia, tipo Sérgio Cabral. (C.N.)

25 de novembro de 2016
Tiago Dantas e Sérgio Roxo 
(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário