"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PROCURADOR DIZ QUE ANISTIA DESTRÓI A LAVA JATO E DIRCEU TERÁ DE SER LIBERTADO





Santos Lima exagera na crítica à emenda da anistia
O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da Operação Lava-Jato, criticou duramente a tentativa de deputados e senadores de apresentar projeto para anistiar caixa dois e outros crimes relacionados a movimentação de dinheiro de campanha eleitoral. Num veemente discurso, o procurador disse que se trata de uma manobra espúria de auto-anistia contra a corrupção. Santos Lima conclamou a população a reagir e a impedir a aprovação da proposta que, para ele, acabará com a Lava-Jato e obrigará a liberação até de presos do mensalão.
— Pretendem com isso anistiar a corrupção. Isso acaba com a necessidade da operação Lava-Jato. Não posso investigar fatos que não são crimes. A partir do dia que dessa lei for sancionada, esses fatos não serão crimes. Pior que isso, vamos ter que liberar muita gente presa. Vamos ter que liberar condenados do mensalão. José Dirceu, por exemplo, terá que ser liberado no dia seguinte a sanção dessa lei – disse o procurador.
PRESSÃO POPULAR – Santos Lima fez ainda um forte chamado a população para reagir a partir de agora contra esta e outras iniciativas que, para ele, terão como objetivo criar um salvo-conduto geral para corruptos em todos os quadrantes do país.
Ele sustenta que o sistema político está corrompido pelo poder econômico. O procurador reafirma ainda que a corrompido não pode ser encarada como um dado natural, uma “graxa” para manter a estrutura do estado em funcionamento. Desvios de dinheiro público estão, para ele, na raiz da atual crise econômica do país.
APELO À REAÇÃO — “Peço a todos que multipliquem os esforços hoje e nos próximos meses para nos mantermos vigilantes para aprovarmos as dez medidas contra a corrupção. Mas também que evitem essas medidas que querem anistiar o passado e soltar presos da Operação Lava-Jato, do Mensalão, extinguir ações contra corruptos do Brasil inteiro” — exortou o procurador.
Santos Lima fez o discurso durante debate no seminário 10 Medidas contra a Corrupção no Contexto da Convenção das Nações Unidas (Mérida), na sede da Procuradoria-Geral da República. O procurador é o principal responsável pelas investigações da Lava-Jato em Curitiba.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os parlamentares estão exagerando na Operação Abafa, tentando salvar suas carreiras criminosas. E agora os procuradores também exageram. Essa história de libertar Dirceu é conversa fiada,  a emenda a Operação Abafa não inclui anistia à corrupção propriamente dita.(C.N.)

25 de novembro de 2016
Jailton de Carvalho
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário