"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TEMER É CITADO PELA ODEBRECHT NO LISTÃO DAS PROPINAS E DOAÇÕES ELEITORAIS


Resultado de imagem para perspectiva politica charges
Charge do Laerte (www2.uol.com.br/laerte/)
Às vésperas da divulgação dos nomes dos 316 parlamentares, governantes e autoridades que estão incluídos na lista de propinas e doações da Odebrecht, Brasília é hoje uma terra em transe, exatamente 50 anos depois da filmagem da obra de Glauber Rocha. Conforme já salientamos aqui na “Tribuna da Internet”, há duas leituras da delação. Se houver envolvimento direto (propina) do presidente Michel Temer, é um quadro sinistro; se o envolvimento dele for indireto (doação eleitoral), a situação política é menos tenebrosa.
Pelas informações que circulam em Brasília, Temer não será citado por corrupção, ao contrário do que ocorrerá com a grande maioria dos integrantes do listão da Odebrecht, que inclui cerca de 200 parlamentares federais, 20 governadores e dezenas de prefeitos. Muitos deles não se reelegeram ou já deixaram a política, e alguns morreram, como os ex-deputados Sérgio Guerra (PSDB-PE) e José Janene (PP-PR).
Quanto aos atuais ministros, é certo que alguns serão citados no listão – entre eles Eliseu Padilha, da Casa Civil, Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, José Serra, do Exterior, e Moreira Franco, do Programa de Parceria de Investimentos.
QUESTÃO DE TEMPO – Como já se espera, Temer não demitirá os ministros envolvidos com a Odebrecht. Apenas Geddel deverá sair, porque não tem como se livrar do massacre da mídia, que a cada dia descobre mais denúncias contra ele.
Para tentar amainar a crise, foi “plantada” a informação de que o próprio presidente Temer chamara ao palácio o líder André Moura (PSC-CE) e lhe orientara a fazer o manifesto de apoio a Geddel e colher assinaturas de líderes e vice-líderes.
Como diria Lula (antes do curso intensivo de português a que foi submetido para ser candidato a presidente), isso “é menas verdade”. Quem articulou o manifesto e o apoio foi o próprio Geddel, que se relaciona com as lideranças diariamente.
Qualquer político que tenha um mínimo de juízo hoje quer distância de Geddel. E não foi só Temer que adotou essa estratégia. Reparem que até agora o grande amigo Eliseu Padilha não deu um só palavra de apoio ao colega, vejam como esse povo é ingrato. Na verdade, Padilha está lutando pela própria sobrevivência. Não foi candidato em 2014, se sair do ministério vai ficar ao relento.
REFORMA MINISTERIAL – O que se diz é que Temer já prepara uma reforma ministerial para o início de 2017. Mas tudo é boataria, pura especulação, porque os rumos da política dependem agora do listão da Odebrecht e da maneira com que cada um é citado. Quem comprovadamente levou propina será carta fora do baralho, porque vai entrar na alça de mira da Lava Jato.
Temer se comporta como quem está esperando ser citado apenas como doação de campanha ou no máximo caixa 2, cuja anistia é o principal item do bolo da Operação Abafa, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já no colocou no forno para confeitar na semana que vem.
O fato é que em Brasília as noites estão cada vez mais insones. Nesta sexta-feira, já começam os burburinhos sobre as capas das revistas de opinião, e há sempre a possibilidade de que alguma delas antecipe a edição com o vazamento dos nomes dos contemplados no listão da Odebrecht. O suspense é de matar o Hitchcock, como diria Miguel Gustavo, nosso vizinho aqui no Edifício Zacatezas.

25 de novembro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário