"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PORTUGUÊS ANTONIO GUTERRES Á ACLAMADO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

ELE SUBSTITUIRÁ BAN KI-MOON NA SECRETARIA-GERAL DA ENTIDADE

ELE DERROTOU DOZE RIVAIS NA DISPUTA ATÉ SER ACLAMADO PELO CONSELHO DE SEGURANÇA, NESTA QUINTA-FEIRA.


O português António Guterres foi confirmado nesta quinta-feira para o cargo de secretário-geral da ONU, após aclamação no Conselho de Segurança. Guterres, que foi primeiro-ministro de Portugal, é o primeiro ex-chefe de governo a assumir o posto. Ele substituirá o sul-coreano Ban Ki-Moon, no fim do ano.

Os 15 membros do Conselho de Segurança aprovaram por unanimidade o nome de Guterres e assinaram resolução que o apresenta formalmente ante a Assembleia Geral da ONU.

Guterres foi chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) de 2005 a 2015. Político hábil e de hábitos modestos, o português derrotou 12 candidatos.

Ainda no cargo, Ban Ki-Moon elogiou em Roma a eleição de Guterres: “Eu conheço Guterres muito bem e considero que é uma escolha excelente. Tem experiência como primeiro-ministro de Portugal. Seu amplo conhecimento dos assuntos mundiais e sua viva inteligência serão muito úteis para a condução da ONU em um período tão crítico.”



06 de outubro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário