"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

"QUERIAM QUE CUNHA FOSSE ABSOLVIDO?" DIZ DEPUTADO SOBRE O ADIAMENTO


O presidente do Conselho de Ética,, em sessão sobre a cassação de Eduardo Cunha
 Araújo faz o que pode para garantir que se faça justiça
















Após uma manobra na terça-feira (7) para evitar a absolvição do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), admitiu nesta quarta (8) que adiou a votação porque “era clara a vitória” do peemedebista. Apesar de afirmar que resolveu desmarcar as sessões desta semana para não atrapalhar a votação no plenário de matérias importantes para o governo, Araújo também admitiu que pesou na decisão a vantagem obtida por Cunha no conselho.
Questionado em entrevista coletiva a jornalistas sobre a postergação, Araújo afirmou: “É muito importante que termine logo, agora vocês querem o quê? Que termine e que Eduardo Cunha seja absolvido, é isso que vocês querem?”.
E prosseguiu: “Se votasse ontem, era clara a vitória com [o deputado Carlos] Marun (PMDB-MS) votando, de 11 a 9”.
TIA ERON FALTOUSuplente do conselho, Marun votaria porque a titular da vaga, deputada Tia Eron (PRB-BA), considerada o voto decisivo para cassar Cunha, não apareceu na sessão. Sob intensa pressão de deputados e da imprensa, Tia Eron assistiu a sessão escondida na liderança do PRB da Câmara e só saiu de lá depois que a votação foi adiada.
Araújo afirmou que deu “um tempo” para ela repensar. A expectativa é que, com a pressão sobre ela, Tia Eron resolva votar pela cassação.
“Eu dei um tempo para que Tia Eron repense para votar com a consciência dela e não com a consciência do governo”, disse o presidente do conselho.
Seus aliados suspeitam que o PRB do deputado Celso Russomanno (SP) tenha fechado um acordo com Cunha e com o governo Michel Temer para derrotar o relatório de Marcos Rogério (DEM-RO) e salvar Cunha.
PROBLEMA NA AGENDASegundo ele, a votação só deve ocorrer na semana que vem, em dia ainda a ser definido. Apesar de inicialmente estar prevista sessão para a próxima terça-feira (14), Araújo afirmou que o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, tem um problema de agenda e pediu para que ocorra na quarta (15). A decisão deve ser tomada ainda hoje sobre a data.
O processo contra Cunha argumenta que ele mentiu aos pares por dizer não ter contas no exterior, já que o Ministério Público da Suíça detectou quatro contas ligadas a ele e à família. A defesa do deputado argumenta que as contas estão em nome de trusts, entidades usadas para administrar patrimônio de terceiros, e por isso não são dele.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A deputada Tia Eron virou a estrela do espetáculo e está tendo seus 15 minutos de fama, antes de voltar ao ostracismo, de onde jamais deveria ter saído. (C.N.)

08 de junho de 2016
Aguirre Talento e Ranier Bragon
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário