"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

CNT REPROVAÇÃO DO GOVERNO TEMER É DE 28%: 30% CONSIDERAM REGULAR

SEGUNDO PESQUISA CNT 46,6% ACREDITAM QUE A CORRUPÇÃO CONTINUARÁ

EM RELAÇÃO À APROVAÇÃO PESSOAL DE TEMER, 33,8% RESPONDERAM POSITIVAMENTE E 40,4% REPROVARAM O PEEMEDEBISTA (FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR)


Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira, 8, revela que apenas 11,3% dos brasileiros avaliam positivamente o governo interino do presidente Michel Temer. De acordo com o levantamento, 28% o reprovam e 30,2% dos entrevistados consideram o atual governo regular. Não souberam opinar 30,5%.

Em relação à aprovação pessoal de Temer, 33,8% responderam positivamente e 40,4% reprovaram o peemedebista, enquanto quase 26% preferiram não responder.

Na comparação entre os governos Temer e Dilma Rousseff, 54,8% dos entrevistados disseram que os governos estão iguais e que não percebem nenhuma mudança no país desde que Temer assumiu interinamente o governo. Para 20,1%, o atual governo está melhor do que o anterior e 14,9% o consideram pior.

Corrupção

Segundo a pesquisa CNT, 46,6% dos brasileiros acreditam que a corrupção no governo Temer será igual à ocorrida no governo Dilma. Enquanto 28,3% acreditam que ela será menor; 18,6% avaliam que será ainda maior.

Impeachment


Questionados sobre o impeachment, 62,4% defendem que foi correto o afastamento da presidente Dilma Rousseff e 68,2% acreditam que ela será cassada ao final da tramitação no Senado. Para 33%, o afastamento foi um erro. Enquanto 61,5% dizem que o processo foi legítimo, 33,3% avaliam que foi ilegítimo.

O levantamento aponta que 45,6% dos entrevistados consideram que o processo de impeachment fortalece a democracia brasileira e 34,3% que acham que enfraquece.

Lava Jato
A pesquisa CNT/MDA revela que 89,3% das pessoas dizem ter acompanhado ou ter ouvido falar da Lava Jato. Deste total, 66,9% consideram Dilma culpada pela corrupção que está sendo investigada (o que corresponde a 59,7% da população). Também dentro do percentual de pessoas que se disseram informadas sobre a Lava Jato, 71,4% acreditam que o ex-presidente Lula é culpado (o que corresponde a 63,7% do total de pessoas pesquisadas).

Prioridades


No que se refere às ações consideradas prioritárias pela população brasileira, 57% acreditam que o mais importante é gerar empregos. Em segundo lugar está a melhoria da saúde, que deve ser prioridade em termos de ações governamentais para 41,4% dos entrevistados. O combate à corrupção é o que deve ser priorizado, segundo 30,6% das pessoas consultadas pela pesquisa. A melhoria dos resultados da economia é prioridade para 24,7%; e a redução de gastos do governo, para 15,5%. Em seguida vem a melhoria da segurança (14,8%) e as reformas necessárias ao Estado (prioridade para 6,8%).

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 2 e 5 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.



08 de junho de 2016
Natállie Valleijo
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário