"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

CHACINAS & CHACINAS, QUEM DEVE PAGAR POR ELAS?


Chacina mostra que a solução é parar de fabricar armas

O dia em que existir um tratado internacional, nos moldes da Convenção de Varsóvia sobre viagens aéreas internacionais, e que imponha a responsabilidade civil e o consequente dever de indenizar aos fabricantes de arma de fogo, pelos danos que as armas que fabricam causarem, a humanidade dará o mais expressivo passo no combate à violência urbana. 

É um ideal utópico. É uma ilusão. É uma quimera, pensar e escrever sobre isso. Mas não custa levantar a questão. 
E o começo pode até estar aqui, neste modesto, atrevido mas pacífico artigo publicado pela Tribuna da Internet, feito e gerado da cidade do Rio de Janeiro para o Brasil e para o mundo.

Chega de tanta matança. Chega de tantos assassinatos. Chega de tanto choro, tanta lágrima e tanta dor. Aqui e acolá. Do Colégio Tasso da Silveira, no bairro Realengo do Rio, à boate Pulse, na cidade de Orlando, na Flórida. Basta. 
Vivemos num só planeta. As divisões geográficas são meramente políticas. A Humanidade, porém, é uma só, desde a criação até o final dos tempos.

O PAPA FRANCISCO
– “Todos esperamos que maneiras possam ser encontradas, o mais rápido possível, para identificar e contrastar as causas dessa violência terrível e absurda, que perturba o desejo de paz de toda a Humanidade”. 
Este seu desabafo, em forma de pergunta, não é tão difícil de responder, doce e meigo Papa Francisco. 
 Também não é difícil identificar a causa e a maneira de combatê-la e até mesmo com ela acabar. Difícil mesmo é implantá-la no concerto das nações. Aqui no Brasil, “habemus legem”, como diziam os romanos.

Mas a lei que temos não é cumprida. “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança” (Código de Proteção e Defesa do Consumidor, artigo 10). 
 É o suficiente. Ou deveria bastar para que a indústria de arma de fogo deixasse de fabricá-la.

Se não pode colocar à venda mercadoria, objeto, artefato – ou qualquer que seja o nome que se lhe possa emprestar – feita para matar, também não pode fabricá-la. Mas este mandamento não é cumprido. E as armas de fogo são fabricadas e postas à venda, sem proibição, sem controle e sem fiscalização.

DEVER DE INDENIZAR
– Se não se pode banir a fabricação de arma de fogo, então que todas as nações assinem um tratado que imponha ao fabricante o dever de pagar indenização pecuniária, de expressiva monta, para cada membro da família da vítima que não sobreviveu ao disparo da arma que fabricou. E igual reparação para os vitimados sobreviventes.

É o mínimo que se pode exigir dos fabricantes de arma de fogo, que tanto lucram com a produção e venda dessa mercadoria daninha que só serve para matar. Que o preço de cada morte seja significativa e exacerbadamente alto, até fazer com que esse empreendimento mortal deixe de existir.

CLASSE INTOCÁVEL
– É inadmissível que não exista uma lei sequer, em lugar algum, que responsabilize civilmente o fabricante de arma de fogo, uma classe empresarial intocável, poderosa, que se considera dona do mundo e que se encontra sem lei que o responsabilize. Então, que venha a convenção, o tratado entre todas as nações. E que a responsabilidade civil de todos eles seja objetiva, que é aquela que não depende da apuração da culpa, tal como acontece com a Convenção de Varsóvia a respeito do transporte aéreo internacional. Basta o nexo causal entre o disparo, a identificação da arma, o seu fabricante e o dano.

E que o preço de cada morte seja pré-fixado (em direito, tarifado), digamos, em 20 milhões de dólares norte-americanos, para pagamento de uma só vez, em 30 dias, com isenção do imposto de renda, seja perante o fisco do país onde a arma foi fabricada, seja do país de residência da vítima. E com pena acessória do dobro do valor, em caso de retardo na liquidação do débito ou extinção da empresa fabricante, caso não tenha condições de suportar o pagamento das indenizações, que certamente não serão poucas.



13 de junho de 2016
Jorge Béja




Nenhum comentário:

Postar um comentário