"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

JOSÉ DIRCEU É CONDENADO A 20 ANOS POR CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

DIRCEU MOVIMENTOU R$ 71,4 MILHÕES DESDE 2007 EM SUA EMPRESA

JOSÉ DIRCEU FOI MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL DE LULA. (FOTO: GERALDO BUBNIAK)


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi condenado pela Justiça Federal nesta quarta-feira (18) a 20 anos de prisão. Essa é a primeira condenação de Dirceu na Lava Jato por corrupção na Petrobras e a segunda dele na década, que também foi condenado no Mensalão.

A condenação foi ordenada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga casos da Operação Lava-Jato. Dirceu foi preso após a constatação de que movimentou, dentro da sua empresa JD Consultoria, R$ 71,4 milhões desde 2007, quantia em parte não justificada. Naquele ano ele já estava denunciado no processo do Mensalão (pelo qual o governo federal pagava parlamentares para ganhar apoio em determinadas votações). As movimentações irregulares aconteceram mesmo após o ex-ministro ter sido condenado naquele episódio, em 2012, fato ressaltado como "grave" pelo juiz Moro.

Na sentença proferida hoje, Moro diz que Dirceu usou laranjas para realizar operações ilegais, inclusive após a realização das primeiras fases da Lava-Jato. O Ministério Público Federal (MPF) responsabiliza José Dirceu po 31 atos de corrupção passiva entre 2004 e 2011. Foram decretados também o sequestro de imóveis e o bloqueio de contas bancárias dele.



18 de maio de 2016
Elijonas Maia
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário