"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PT DEVE EXPULSAR DELCÍDIO, MAS AINDA DEFENDE VACCARI


Cercado por jornalistas ao acompanhar um evento do Instituto Lula em São Paulo, o presidente do PT, Rui Falcão, evitou emitir novas opiniões sobre a prisão do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). O dirigente foi questionado se o caso é diferente da situação do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso e condenado em primeira instância na operação Lava Jato.
“Tem uma diferença clara entre atividade partidária e atividade não partidária”, respondeu Rui Falcão. Vaccari tem a solidariedade das lideranças petistas e não foi expulso da legenda. Já Delcídio pode ser expulso em reunião da Executiva Nacional do PT que será convocada para deliberar sobre o destino do senador.
Vaccari foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tendo a Justiça considerado que ele foi responsável por desvios em contratos da Petrobras que teriam sido destinados aos cofres do PT. Delcídio foi flagrado em áudio negociando uma pensão para a família e até uma fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em troca de não ser citado em delação premiada do ex-diretor.
Falcão disse que ainda não há data definida para a reunião em que a direção decidirá se expulsa Delcídio, mas que tenta marcá-la para a semana que vem. “Temos que consultar a agenda dos 18 membros da Executiva, mas seguramente será nos próximos dias”, afirmou.
Na quarta, Falcão emitiu uma breve nota sobre a prisão do senador. Nela, disse que “o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade” com Delcídio.

27 de novembro de 2015
Ana Fernandes e Ricardo Galhardo
O Estadão

NOTA AO PÉ DO TEXTO
Penso que essas avaliações variam em função do tamanho da caixa preta de cada um...
O papel do Vaccari, em todo o esquema de arrecadação de grana e outras maracutaias, sem sombra de dúvida foi de maior intimidade com os crimes praticados. Delcídio, ainda pouco se sabe sobre o que realmente representou como participante da quadrilha. O índicios são fortes, mas...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário