"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

AÉCIO ATACA MARINA: LANCE DUVIDOSO EM BUSCA DO SEGUNDO TURNO

 


Numa entrevista à repórter Maria Lima, O Globo do dia 24, o senador Aécio Neves alvejou a ex-senadora Marina Silva, afirmando que não há espaço para ambos, criticou sonhos sem projetos factíveis, além de cobrar respostas sobre suspeitas de uso irregular do avião que levou o ex-governador Eduardo Campos à morte.

O ataque, sob o prisma político eleitoral, tem como objetivo conter o avanço de Marina na luta pelo segundo lugar no quadro da sucessão de outubro. Tacitamente, portanto, Aécio reconhece como certa a primeira colocação de Dilma Rousseff e pretende assim assegurar o segundo turno entre ele e a atual presidente da República.

O êxito do lance que colocou no panorama sucessório é duvidoso. Pois enfraquecer Marina Silva pode não lhe acrescentar votos e, por via indireta, fortalecer ainda mais Dilma Rousseff. A tentativa de alterar o fluxo de transferência das intenções de voto pode não dar resultado positivo para o candidato do PSDB, uma vez que a subida de Marina decorreu de sua influência de arrebatar sufrágios entre os que tinham como propósito anular o voto ou votar em branco e também junto àqueles que se encontravam indecisos.
De qualquer forma estabeleceu-se a luta em torno da segunda posição.

SEGUNDO TURNO

O equívoco de Aécio Neves, a meu ver, consistiu em ter optado pelo ataque a uma adversária em vez de procurar destacar suas qualidades, colocando-se acima dos atributos de Marina e de sua capacidade de formulação. Verifica-se nitidamente no quadro eleitoral um choque entre as correntes dilmistas e antidilmistas.

Porém, cientista político algum será capaz de prever que o ataque de Aécio contra Marina, se surtir efeito, poderá assegurar uma transferência total de votos da candidata do PSB para o candidato do PSDB. Poderá, isso sim, contribuir para que não se concretize a hipótese de segundo turno previsto para 26 de outubro. As pesquisas vão definir.
Está prevista a divulgação de novas pesquisas do Datafolha e Ibope para o transcorrer desta semana.

04 de setembro de 2014
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário