Um país de dimensões continentais como o Brasil, precisa explorar todos os meios de transportes no sentido de escoar a produção, atender pontos de demanda comercial e exploração inteligente do turismo. Isto pede até a criação de uma faculdade de Locomoções, pois a integração exige “controladores” de movimentos bem preparados para manter o sistema em pleno funcionamento. Rentável. Sustentável. Sem precisar explorar usuários que pagarão satisfeitos quando perceberem que podem confiar no processo. No horário. Na qualidade de atendimento.
No entanto, nossos administradores públicos, movidos pela inércia e pela ma fé, procuram manter as ferramentas sem uso adequado para que dentro do caos artificial, possam obter rápidos ganhos escusos através das “facilidades”e “soluções” que liberam dentro dos pontos de estrangulamentos fictícios.
Não precisamos de especialistas estrangeiros para gerenciar nosso modelo. Temos centenas de rios habilitados. No entanto, não há interesse usá-los corretamente para deixar o caminho livre para o escoamento ilegal de nossas riquezas.Temos milhares de quilômetros para implantar linhas férreas para transportar grãos a baixo custo. Além de trajetos esplêndidos para atrairmos turistas. Mas não há interesse em se criar tal malha com alto poder gerador de empregos.
Então ficamos nas mãos de montadoras de caminhões e ônibus para o mau uso por longas distâncias em estradas enlameadas e esburacadas para encarecer a agricultura e dar vazão às vendas de peças de reposição e arrecadação de pedágios sem critério lógico. Bem como nas mãos de 3 ou 4 companhias de aviação aliadas a um quadro incompleto de funcionários para dar suporte a um setor que incha a cada ano sem o correspondente crescimento da estrutura de atendimento ao usuário explorado (e calado).
Por que ficar refém de aviões para trajetos de 30 minutos que podem ser realizados em 90 minutos de trem ou 2 horas de barcos? A Natureza agradece esta integração.
Por que o transporte coletivo não oferece trens e barcas a custos menores para os usuários reduzindo os engarrafamentos?
Fácil responder. Para gerar altos lucros aos donos de empresas de ônibus e caminhões que patrocinam as campanhas eleitorais.
Líderes das manifestações foram "amaciados".
Vândalos foram infiltrados para espantar participantes honestos.
Sugira aos seus conhecidos (acima de 16 anos) a pesquisarem no FACE:
PROJETO RENOVE - VOTE 99
06 de abril de 2014
Haroldo P. Barboza, Professor e Escritor
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