Pesquisa revela que 93,4% desaprovam ação dos black blocs
De acordo com o levantamento, 91,5% acreditam que a forma de manifestação dos mascarados não é legítima
Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quinta-feira, indica que 93,4% não apoiam a ação dos black blocs nas últimas manifestações de rua no Rio e em São Paulo. De acordo com o levantamento, 91,5% acreditam que a forma de manifestação dos mascarados não é legítima. Apesar disso, 81,7% defendem o direito às protestos.
Foram entrevistadas 2.005 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%.
A desaprovação ao movimento black blocs já fora apontada, no mês passado, em pesquisa do Datafolha. Na ocasião, 95% dos entrevistados condenaram a ação do grupo, conhecido pelas depredações e agressões nos protestos. O levantamento foi realizado em 25 de outubro, mas horas antes da manifestação do Movimento Passe Livre que acabou em quebra-quebra e com a agressão ao coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi, no centro de São Paulo.
O levantamento do Datafolha, no qual foram entrevistadas 600 pessoas, revelou, pela primeira vez, uma queda significativa do apoio aos manifestantes, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino. Ele disse que a constatação coincidia com o maior número de eventos violentos.
A pesquisa mostrou que a aprovação aos protestos caiu de 89%, em junho, para 66% no fim de outubro. Especialistas ouvido pelo GLOBO avaliaram, na ocasião, que a violência fez reduzir o apoio da população às manifestações nas ruas e já ameaça o poder delas como mecanismo de pressão para mudanças políticas e sociais.
07 de novembro de 2013
FERNANDA KRAKOVICS - O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário