Para os que procuram saber mesmo, sem dissimulações e desculpas, saiu o documentário “Gasland-2”. Está passando em canais por assinatura. Vou resumir a mamata: em uma só penada, o chefe branco Baby Bush, com o verdadeiro mandachuva, Dick Cheney, por trás, autorizou a pesquisa de gás por “fraturamento do solo”, um processo simples e limpo.
Um cano é enfiado até 2 mil e poucos metros de profundidade. Em seguida, injeta-se nele enormes quantidades de água pura. Fácil, né? A pressão da água acaba causando as fraturas, o que libera gás.Um detalhe importante: no país do respeito à propriedade privada, o cara acorda, vai se espreguiçar na varanda dos fundos e dá de cara com máquinas fazendo o trabalho, sem permissão do proprietário. Se o malandro se aborrecer com esse desrespeito e quiser fumar, é só abrir a bica mais próxima que, ao invés de água, sai uma labareda. Isso aí. Fogo saindo das bicas.
O outrora límpido riacho solta borbulhas sulfúricas porque os lençóis freáticos já foram contaminados. Um cidadão inteligente mandou analisar a água, trazida por milhares de imensos caminhões-pipa que arrebentam as estradas, e — surpresa! — encontraram quase 600 (seiscentos) compostos químicos na dita-cuja, todos venenosos. Já vejo os trouxas que acreditam nas promessas de Bananobama, o Bush Negro, murmurando: “Deve ter melhorado com a chegada do herói afro-americano.”
Não. Piorou muito. O meio ambiente está sendo degradado, crianças adoecem, há casos de enjoos crônicos, vômitos, dores de cabeça constantes e tumores. Vi alguns cavalos e vacas que parecem alienígenas em filme do Ed Wood.
As reclamações não dão em nada. O Puder garante que o método é inócuo. Calcula-se que a praga esteja espalhada, com milhares e milhares de postos em cerca de 40 estados daquela (des)União.
Conta-se que um adolescente foi ao banheiro, com o tradicional gibi, deu a descarga ainda sentado no vaso e churrasqueou as pudendas. Ao passar, pelado e urrando, por dois ingleses, não ouviu o diálogo tipicamente britânico:
— Com mil diabos!
— Algum problema no terceiro olho, indeed...
Resolvi escrever sobre esse fraturamento porque o mau cheiro, lá e cá, é avassalador.
No momento em que escrevo, o delator Roberto Jefferson continua solto. Consta que o bravo tribuno Barbosinha disse: “Não tenho mais pressa.” Se isso for verdade, a Cega anda viciada e uns são mais condenados do que outros. Réus que pegaram regime semiaberto permanecem ilegalmente encarcerados.
O circo de mídia, imagens monótonas de ônibus e avião durante horas, com a repetição do mantra “...a prisão de José Dirceu e José Genoino...”, no dia da proclamação da ré-pública, pelo amor de meus netinhos e bisneto, essas armações falam por si sós.
Em que Papuda está preso Mamaluff? Não acredito na Justiça brasileira. Se políticos foram presos por violar suas funções, o mesmo se pode dizer dos juízes. Sugestão: coloquem um tubo de gás no meio do Supremo. Vai pintar fedor. Gasland-3.
24 de novembro de 2013
Aldir Blanc é compositor.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário