Do total, apenas cinco são consideradas gigantes do setor
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou na noite desta quinta-feira a lista das 11 empresas que pagaram taxa de participação para a 1ª Rodada do Pré-Sal, que será realizada em 21 de outubro, com a oferta da área de Libra, na Bacia de Santos. O governo esperava atrair mais de 40 interessados. As reservas de Libra são estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo.
Entre as 11 que pagaram a taxa de R$ 2 milhões para inscrição no leilão, apenas cinco pode ser consideradas gigantes: a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as chinesas China National Corporation (CNPC), China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) e Sinopec (associada à espanhola Repsol).
Quatro gigantes, duas americanas, a Exxon e a Chevron, e duas britânicas, a BP e a BG desistiram de participar da disputa. Nenhuma brasileira, além da Petrobras, entrou no leilão.
Essas empresas ainda terão que passar por um processo de habilitação para participar da licitação.
Veja as 11 empresas que pagaram a taxa de participação:
- CNOOC International Limited (China)
- China National Petroleum Corporation (CNPC) (China)
- Ecopetrol (Colômbia)
- Mitsui & CO (Japão)
- ONGC Videsh (Índia)
- Petrogal (Portugal)
- Petrobras (Brasil)
- Petronas (Malásia)
- Repsol/Sinopec (Hispano-Chinesa)
- Shell (Anglo-Holandesa)
- Total (Francesa)
Pelas regras do leilão, o percentual mínimo do lucro em barris de petróleo a ser transferido para União exigido na licitação será de 41,65%. E o bônus de assinatura é de R$ 15 bilhões. Essa é a primeira licitação pelo regime de partilha.
20 de setembro de 2013
Ramona Ordoñez - O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário